quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

O Arrebatamento da Igreja e o Dia da Revelação de Jesus, em Glória - Dr. Antonio Sebastião (Diretor da FATESA – Casa do Saber)



Algumas diferenças sobre esses dois eventos:

Diferença quanto ao objetivo -

Na primeira fase ou primeira etapa de sua segunda vinda, Jesus virá buscar Sua igreja, conforme ele afirmou em João 14:3 - "E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver, estejais vós também". Sabemos que ele foi e temos certeza de que virá, conforme prometeu. Este evento é conhecido como ARREBATAMENTO DA IGREJA e é a grande esperança de todos os salvos em Cristo. A igreja não espera a vitória do bem sobre o mal; não espera que a terra seja transformada num paraíso; não espera que Jesus venha para implantar aqui o seu governo - a igreja espera que o Senhor Jesus venha para tirá-la desta terra e deste mundo, levando-a para sua glória ou para o céu.

Na segunda fase ou segunda etapa de sua SEGUNDA VINDA, conhecida como o DIA DA REVELAÇÃO DE JESUS, EM GLÓRIA, ele virá de uma forma especial para os judeus ou para a nação de Israel, conforme escreveu o Profeta Zacarias - capítulos 12 e 13 e Apocalipse 19:11-21. Ele virá para pôr fim à grande tribulação, libertar Jerusalém que estará sitiada pelo exército do Anticristo, lançar este e o Falso Profeta no lago de fogo, prender Satanás por mil anos, julgar as nações vivas - Mateus 25:31-46, e implantar o milênio ou o seu governo de mil anos sobre a terra.

Diferença quanto à maneira de Sua vinda - 

No ARREBATAMENTO DA IGREJA o Senhor Jesus virá em segredo para o mundo - "... virá como ladrão de noite". - I Tessalonicenses 5:2. Quando ele retornou para o céu, somente os seus discípulos o viram subir - "E, quando dizia isto, vendo-o eles, foi elevado às alturas, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos. E, estando com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles se puseram dois varões vestidos de branco, os quais lhes disseram ... Esse Jesus que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir" - Atos 2:9-11. De Jerusalém ou de qualquer outro lugar ninguém o viu subir; somente os seus discípulos é que presenciaram, de forma visível, seu retorno ao céu. Os anjos disseram que ele voltaria da mesma forma que eles o viram subir. Assim, se somente os seus discípulos o viram no dia em que ele foi, é certo que somente os seus discípulos, ou seja, os crentes salvos, em Cristo, terão o privilégio de vê-lo quando voltar para arrebatar a Sua igreja.


NO DIA DA REVELAÇÃO DE JESUS, EM GLÓRIA, ele virá - "com poder e grande glória" - "Então, aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem; e todas as tribos da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória" - Mateus 24:30. Em Apocalipse 1:7 está confirmado o que Jesus havia dito - "Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim! Amém" - Apocalipse 1:7. "...até os mesmos que o traspassaram", refere-se à Nação de Israel, sobre a qual falou o Profeta Zacarias - "E, se alguém lhe disser: que feridas são essas nas suas mãos? Dirá ele: são as feridas com que fui ferido em casa dos meus amigos" - Zacarias 13:6. Tudo isto irá acontecer na segunda fase ou segunda etapa da Segunda Vinda de Jesus, ou seja, no DIA DA REVELAÇÃO DE JESUS EM GLÓRIA e não no DIA DO ARREBATAMENTO DA IGREJA.

Quando acontecerá o Arrebatamento da Igreja e o Dia da Revelação de Jesus em Glória -

Este "quando" refere-se a época e não a dia, mês ou ano. Neste sentido não há qualquer revelação bíblica e todos os que já tentaram e que ainda irão tentar adivinhar, certamente que ficarão envergonhados. Também precisamos desfazer um erro que ainda continua sendo ensinado, o de que Jesus não sabe o dia de sua vinda. Isto é heresia, pois se ele não sabe, então ele não é Deus, porque Deus é Onisciente. Na verdade, enquanto homem, quando estava aqui na terra, despido temporariamente dos atributos naturais da divindade, visto que teria vir à terra como "semente da mulher", de acordo com a promessa feita pelo Pai, ele declarou que não sabia, pois estava limitado pela natureza humana - "Porém daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, mas unicamente meu Pai" - Mateus 24:36. Porém, após ressuscitar dentre os mortos, revestido de todos os atributos da divindade, ele já não mais pertencia à categoria dos humanos, então afirmou que - "...é me dado todo o poder no céu e na terra" - Mateus 28:18. Neste "todo" está incluída a Onisciência. Assim como o Pai e o Espírito Santo, Jesus é Deus, é uma das Pessoas da TRINDADE. Portanto, os anjos e os homens continuam não sabendo, mas, Jesus como Deus, não pode, em nada, ser limitado. Tentar limitá-lo, é uma heresia, Ele não é quase Deus, como pensam os gnósticos, as "testemunhas de Jeová" e outros hereges. ELE É DEUS E DEUS É ONISCIENTE! Entenda isto e rejeite qualquer ensino diferente deste!

Esta diferença que estamos abordando está baseada na doutrina pré - tribulacionista, ou seja, no ensino de que o arrebatamento da igreja ocorrerá antes da grande tribulação. Caso você não creia desta maneira, a amizade é a mesma. Nós cremos que o importante não está na nossa maneira de pensar, mas, sim, na nossa maneira de ser e de fazer, ou seja, no que somos e no que fazemos. Antes, durante ou depois da grande tribulação, segundo a Palavra de Deus, Jesus virá buscar os santos, porque - "... sem a santificação ninguém verá o Senhor" - Hebreus 12:14.

Guarde isto: Jesus não virá buscar pré, midi ou pós-tribulacionista, Ele virá buscar os filhos de Deus, e filho de Deus precisa ser santo, conforme Ele mesmo declarou - "... santos sereis, porque eu, o Senhor, vosso Deus, sou santo" - Levítico 19:2.  Também o Apóstolo Pedro escreveu que - "Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda maneira de viver" - I Pedro 1:15. Perceba - "maneira de viver" e não maneira de pensar! Você, meu irmão, está vivendo como santo? Lembre-se de que Jesus virá buscar os santos!

O Arrebatamento  da Igreja em relação ao Anticristo e a Grande  Tribulação -

Voltamos a afirmar que nossos comentários seguem o entendimento da doutrina pré-tribulacionista. Segundo esta doutrina o ARREBATAMENTO DA IGREJA acontecerá antes da manifestação do ANTICRISTO, bem como da GRANDE TRIBULAÇÃO. Em sendo assim, e é assim que nós cremos, com a arrebatamento não haverá, de pronto, nenhuma alteração profunda em relação à terra ou ao mundo. Acontecerá, num primeiro momento, o sumiço de uma grande multidão representada pelos crentes salvos, ou pelas "virgens prudentes" da Parábola contada por Jesus. É claro que tal evento causará um grande impacto social do qual a imprensa se ocupará durante muitos dias, porém, com o passar do tempo tudo voltará ao normal. No Dia do Arrebatamento não haverá julgamento dos vivos e nem ressurreição dos mortos ímpios.

Cremos, que o arrebatamento ocorrerá antes da manifestação do ANTICRISTO ao mundo, pois a igreja está esperando por Jesus e não pelo Anticristo. O governo do Anticristo, conforme já afirmamos, terá a duração de sete anos, tempo este correspondente a duração da última das setenta semanas profetizadas pelo Profeta Daniel. Este período será dividido em dois tempos - três anos e meio de um governo de "paz" e três anos e meio correspondente à Grande Tribulação. 

Portanto, em relação ao arrebatamento da igreja, a Grande Tribulação terá início três anos e meio depois. No final da mesma acontecerá O DIA DA REVELAÇÃO DE JESUS EM GLÓRIA, quando então conforme escreveu Judas - "... eis que é vindo o Senhor com milhares de seus santos, para fazer juízo contra todos e condenar dentre eles todos os ímpios, por todas as suas obras de impiedade que impiamente cometeram e por todas as duras palavras que ímpios pecadores disseram contra ele" - Judas 14,15. Nesse DIA, haverá, pois, julgamento e condenação - este julgamento conforme já afirmamos, bem como o que acontecerá depois, está previsto em Mateus 25:31-46.

Assim, o estudante da Bíblia não pode confundir O DIA DO ARREBATAMENTO DA IGREJA com O DIA DA REVELAÇÃO DE JESUS EM GLÓRIA. 

0 comentários:

Postar um comentário