domingo, 8 de dezembro de 2013

Ló - Um cidadão de Sodoma - Dr. Antonio Sebastião (Diretor da FATESA – Casa do Saber)


Ló, o homem que, aparentemente, foi beneficiado pela contenda, está agora em Sodoma, onde "eram maus os varões" e "grandes pecadores contra o Senhor". No entanto, embora estivesse no lugar errado e fora da direção de Deus, prosperou, tornando-se muito mais rico do que antes já era. Também não teve dificuldades de identificar-se com o povo, de aprender sua língua e sua maneira de viver. Tudo estava dando certo para ele e para sua família até que chegaram os exércitos inimigos para sitiar e destruir a cidade.

Há pequenos detalhes na Bíblia que costumam passar despercebidos, mas que podem servir de ensino e de aviso para nós e aqui temos um deles. Os quatro reis e seus exércitos vieram da Caldeia e Ló era caldeu. Então eram conterrâneos. Ló e sua família não eram de Sodoma. Estavam ali como peregrinos e forasteiros. Assim, não sendo de Sodoma e sendo caldeus, deveriam ter recebido proteção daqueles reis e de seus exércitos e nunca ter sido aprisionados e tratados como se fossem naturais de Sodoma. No entanto, Ló e sua família sofreram o mesmo dano: perderam todos os seus bens e foram levados como escravos, sem qualquer consideração.

Isto nos leva a pensar que os reis invasores não acreditaram que Ló e sua família fossem caldeus. Eles estavam tão entrosados com o modo de viver, com os costumes e a língua dos habitantes de Sodoma, vestiam e andavam como eles, eram tão iguais que não dava para acreditar que eles fossem caldeus. Assim - "Também tomaram a Ló ... e a sua fazenda e foram-se" - Gênesis 14:12.


SODOMA, HOJE, SIMBOLIZA O MUNDO. Se nós, os crentes, vivermos como vive o mundo, então ninguém vai acreditar que não somos do mundo. O inimigo poderá zombar de nós e de nossa fé e nos tratar sem qualquer respeito, tal como fizeram com Ló e sua família. PENSE NISTO!!!

0 comentários:

Postar um comentário