sábado, 11 de janeiro de 2014

A pergunta que os apóstolos fizeram no Monte das Oliveiras - Dr. Antonio Sebastião (Diretor da FATESA – Casa do Saber)


"E, estando assentado no monte das Oliveiras, chegaram-se a ele os seus discípulos, em particular, dizendo: dize-nos quando serão essas coisas e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo" - Mateus 24:3.

Marcos, no seu Evangelho, capítulo 13, versículo 3, dá os nomes dos apóstolos que estavam ali - Pedro, Tiago, João e André. Ao todo eram doze. Não sabemos onde estavam os outros oito. Porém, podemos pensar que as grandes revelações de Deus é um privilégio daqueles que se dispõem a "pagar o preço", subindo o "monte" para estar a sós com Jesus.

Não podemos avaliar se eles tiveram ciência da profundidade contida naquela pergunta, visto que poucas horas antes o coração deles estava voltado para a formação de um reino terrestre. Ao que parece, podemos pensar que foi o Espírito Santo que os levou a fazê-la a fim de que o Senhor Jesus pudesse pregar um dos maiores de seus sermões, o grande Sermão Escatológico de Mateus, capítulo 24. A pergunta feita por eles contém três itens diferentes, conforme veremos, analisando o que eles perguntaram.

01 - QUANDO SERÃO "ESSAS COISAS".

Aqui, "essas coisas" falavam daquele tempo presente e estavam relacionadas às referências feitas por Jesus em relação a destruição do Templo e que se cumpririam no ano 70 d.C, quando o exército romano não deixou "pedra sobre pedra", conforme predissera Jesus 40 anos antes, ou seja, no ano 29 d.C.

02 - QUE SINAL HAVERÁ DA "TUA VINDA".

A expressão "tua vinda" refere-se à Segunda Vinda de Jesus, que conforme já analisamos neste espaço, acontecerá em duas etapas. Na primeira ele virá para a igreja e é conhecida como O Dia do Arrebatamento da Igreja. Na segunda ele virá para Israel e é conhecida como O Dia da Revelação de Jesus em Glória.

Conforme a doutrina pré-tribulacionista, o arrebatamento da igreja acontecerá antes da Grande Tribulação. De acordo com este pensamento os e sinais preditos para a Vinda de Jesus para levar a Sua igreja, aconteceram, estão acontecendo e continuarão a acontecer até que ele venha.  No que se refere à segunda etapa, quando Jesus vier para Israel, os sinais acontecerão durante a Grande Tribulação, descrita no Livro de Apocalipse do capítulo 04 ao 19. A dificuldade de muitos está na identificação dos sinais correspondentes a estas duas etapas, bem como às chamadas "essas coisas" e também ao "fim do mundo".

03 - E DO "FIM DO MUNDO".

Sabemos que a Segunda Vinda de Jesus, em suas duas etapas, não significará o "fim do mundo". Este fim irá acontecer depois do milênio, porém, só acontecerá quando se cumprir aquilo que o Apóstolo Paulo falou e que se encontra na Primeira Epístola aos Coríntios e que diz -  "Depois, virá o fim, quando tiver entregado o Reino a Deus, o Pai, e quando houver aniquilado todo império e toda potestade e força" - I Coríntios 15:24. Nesta ocasião terminará o chamado Dia do Senhor e terá início o Dia de Deus, que será a eternidade. Portanto, aquela pergunta feita ali no monte das Oliveiras deu a Jesus a oportunidade de descortinar o futuro até a consumação dos séculos.

Os discípulos haviam-lhe perguntado - "...quando serão essas coisas e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo" - Mateus 24:3. Como dissemos, a pergunta feita ali no monte das Oliveiras, em seus três desdobramentos, abrangia desde aquela época até a consumação dos séculos. O Senhor Jesus falou sobre os sinais que antecederiam sua vinda, porém, não deu qualquer indicação sobre "o dia e a hora", mas nos deixou as coordenadas que nos permitiriam entender o tempo ou a época de Sua Vinda.

0 comentários:

Postar um comentário