sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Quando será o Arrebatamento da Igreja - Dr. Antonio Sebastião (Diretor da FATESA – Casa do Saber)



"Porque vós mesmos sabeis muito bem que o Dia do Senhor virá como ladrão de noite" - I Tessalonicenses 5:2.

Vamos, agora, analisar o "quando" Jesus virá. É claro que não vamos cometer o erro que muitos incautos e ignorantes têm cometido ao marcar datas para sua vinda, pois, conforme o Senhor Jesus afirmou que - "... daquele dia e hora ninguém sabe" - Mateus 24:36, a não ser Deus, nas Pessoas do Pai, do Filho e do Espírito Santo, porque Deus é onisciente.

O que vamos analisar é o sentido da expressão "noite" usada por Paulo e também por Pedro quando diz que Ele  nos "...chamou das trevas para a sua maravilhosa luz" - I Pedro 2:9. Sabemos que através de um dos movimentos da terra chamado de rotação, temos o que conhecemos como dia e noite. Assim, em contraposição, enquanto é dia de um lado da terra, do outro, é noite. Não há qualquer possibilidade de que, simultaneamente, seja noite em todo o globo terrestre. Por outro lado, segundo a Bíblia, o arrebatamento da igreja acontecerá num momento único, conforme escreveu Paulo - "Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorrutíveis, e nós seremos transformados". I Coríntios 15:52. Conhecendo isto, temos que admitir que Paulo não usou a expressão "noite" num sentido real e literal e, sim, num sentido figurado ou simbólico. Será, portanto, do estudo deste simbolismo, que iremos procurar entender que, de fato, estamos vivendo nos dias que antecedem a vinda de Jesus para arrebatar a Sua Igreja.

01 - A NOITE COMO SÍMBOLO DO PECADO - JESUS VIRÁ DE "NOITE"

Foi o mesmo Apóstolo Paulo que no versículo 2 afirmou que "...o Dia do Senhor virá como ladrão de noite", quem nos versículos 4 e 5 deixou claro ser a noite um símbolo do pecado quando escreveu - "Mas vós, irmãos já não estais em trevas para que aquele Dia vos surpreenda como um ladrão; porque todos vós sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite nem das trevas" - I Tessalonicenses 5:4-5.

No mesmo sentido, anos depois escreveria o Apóstolo Pedro - "Mas vós sois... o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para sua maravilhosa luz" - I Pedro 2:9. Portanto, noite fala de trevas e trevas fala de pecado. Assim, se pudermos afirmar que o mundo está, hoje, como nunca esteve antes, mergulhado no pecado, então, podemos também afirmar que estamos vivendo naquela época prevista na Bíblia, na qual aconteceria o arrebatamento da igreja.

Pelo que conhecemos sobre a Bíblia e sobre a História, o domínio do pecado sobre a humanidade nunca foi maior do que é hoje. Sem carregar muito na figura de linguagem conhecida como hipérbole, acreditamos poder afirmar que a Sodoma descrita na Bíblia - Gênesis 19, pode ser considerada como uma cidade "beatificada" quando comparada, por exemplo, com a cidade de São Paulo, ou com qualquer outra grande cidade de qualquer lugar da terra. A terra não apenas está envolvida por densas trevas, mas, mais que isto, podemos pensar que, pelo "relógio" de Deus, estamos muito próximo da meia-noite, quando, então, segundo afirmou Jesus - "Mas, à meia-noite,  ouviu-se um clamor: aí vem o esposo! Saí-lhe ao encontro" - Mateus 25:6.


02 - NOITE É SÍMBOLO DE MEDO.

"Porque vós sabeis muito bem que o Dia do Senhor virá... de noite". Você há de concordar conosco de que todos nós somos mais corajosos durante o dia. Qualquer pessoa, ou quase todas, é capaz de entrar num cemitério durante o dia; porém, poucos são capazes de fazer isto à noite e sozinhos, porque NOITE É SÍMBOLO DE MEDO.

Vamos pensar sobre esta passagem bíblica registrada por Mateus - "Mas, na quarta vigília da noite, dirigiu-se Jesus para eles, caminhando por cima do mar. E os discípulos, vendo-o caminhar sobre o mar, assustaram-se, dizendo: é um fantasma. E gritaram, com medo" - Mateus 14:26.  Marcos, como não estava lá, foi ainda mais contundente, ou crítico, afirmando que "... deram grandes gritos" - Marcos 6:49.

Por mais incrível que possa parecer, doze "marmanjos", todos crentes, ou discípulos de Jesus, gritando com medo de fantasmas! Dá para acreditar? A resposta, ou a razão do medo está no versículo anterior - era noite! E NOITE É SIMBOLO DE MEDO! Eles jamais confundiriam Jesus com um fantasma e, com medo, dariam "grandes gritos", se fosse dia.

Lançando um rápido olhar sobre tudo que está acontecendo na terra, dúvida não pode subsistir de que toda terra está mergulhada numa noite muito escura, porque há, em toda parte, um medo generalizado. Todos têm medo de tudo! Os governos das grandes e pequenas nações governam com medo. Como fruto do medo, há uma espionagem generalizada - ninguém confia em ninguém. A maior nação da terra, embora possuindo o maior poder bélico de todos os tempos, vive em polvorosa, com medo até dos "fantasmas" dos terroristas já mortos. É noite, e densa noite!

As forças de segurança vivem assustadas - a polícia tem medo dos bandidos, e estes têm medo da polícia; os pais não conseguem dormir, com tranquilidade, enquanto os filhos não retornam da escola, ou do trabalho; ninguém, em nenhum lugar, sente-se seguro. Vivemos sob o império do medo. É, noite, e densa noite! Assim, se cremos que Jesus virá de "noite", então este é o tempo de estarmos preparados para o DIA DO ARREBATAMENTO DA IGREJA.

O3 - NOITE É SÍMBOLO DE DIFICULDADES.

"... Se alguém andar de dia, não tropeça, porque vê a luz deste mundo. Mas, se andar de noite, tropeça, porque nele não há luz" - João 11:9-10. Jesus virá de "noite". Tudo, à noite, torna-se mais difícil! Viajar à noite é muito mais perigoso; andar à noite, em qualquer lugar, também. Por isto Paulo, falando da extrema corrupção nos últimos tempos, afirmou -"Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos" - II Timóteo 3:1.

Sem dúvida, acreditamos poder afirmar que aquela época prevista por Paulo e que ele denominou de "tempos trabalhosos", não é outra senão os dias que estamos vivendo hoje. "Tempos trabalhosos" ou tempos de dificuldades porque toda terra está envolta em densas trevas - é noite espiritual e NOITE É SÍMBOLO DE DIFICULDADES.

Acreditamos que ninguém, rico ou pobre, sábio ou indouto, governantes e governados, enfim, ninguém, não esteja encontrando algum tipo de dificuldade. Até mesmo os corruptos e corruptores que não encontravam qualquer dificuldade com as leis ou com seus aplicadores para o exercício nefando de seus malignos propósitos, ao que parece, começam a enfrentar dificuldades, embora ainda de forma bastante acanhada, devido a honradez e coragem de alguns de nossos juízes.

Jesus virá "como ladrão, de noite". Não perca de vista esta verdade!

0 comentários:

Postar um comentário