domingo, 8 de dezembro de 2013

ABRAÃO - Um homem de bom senso - Dr. Antonio Sebastião (Diretor da FATESA -Casa do Saber)



Um homem de bom senso põe fim à contenda - "E disse Abraão a Ló: ora, não haja contenda entre mim e ti ... porque irmãos somos" - Gênesis 13:8.

Há um provérbio que diz: quando um não quer, dois não brigam. Um homem de bom senso, é um homem de paz. Para acabar com a contenda, Abraão propôs solução e não reivindicou direitos. Ele era o mais velho, mais forte e era o líder. Poderia ter usado seu poder e sua autoridade e exigido que Ló se separasse dele levando seu rebanho na direção que ele indicasse a fim de acabar com aquela contenda. Muitos gostam de usar de autoridade mostrando força. Porém, soluções impostas pela força não acabam com as contendas. Não resolvem os problemas, apenas os abafa! Eles permanecem como um vulcão aparentemente extinto, mas que a qualquer momento poderá entrar em erupção expelindo suas larvas candentes e queimando muita gente.

Para que haja uma solução definitiva, não havendo acordo, é necessário que haja concessões. Caso as duas partes não cedam, uma tem que ceder. Abrão tomou a iniciativa de ceder, ficando no prejuízo, se necessário. Abriu mão de seus direitos e de suas razões, negou-se a si mesmo. Não apresentou propostas de soluções - apresentou soluções. Não fez uso da força do direito e nem do direito da força, deixando que Ló fizesse a escolha que lhe parecesse mais conveniente. E Ló fez! E a contenda terminou!

Muitos problemas entre casais, entre famílias, entre o povo de Deus, continuam sem solução porque não seguimos o exemplo de Abraão e nem os ensinos de Jesus, o qual disse - "Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo..." - Lucas 9:23. PENSE NISTO!


0 comentários:

Postar um comentário