quinta-feira, 5 de março de 2015

"Que quer isto dizer"? - Dr. Antonio Sebastião (Diretor da FATESA - Casa do Saber)

“E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar; E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem. E em Jerusalém estavam habitando judeus, homens religiosos, de todas as nações que estão debaixo do céu. E, quando aquele som ocorreu, ajuntou-se uma multidão, e estava confusa, porque cada um os ouvia falar na sua própria língua.

E todos pasmavam e se maravilhavam, dizendo uns aos outros: Pois quê! não são galileus todos esses homens que estão falando? Como, pois, os ouvimos, cada um, na nossa própria língua em que somos nascidos? Partos e medos, elamitas e os que habitam na Mesopotâmia, Judeia, Capadócia, Ponto e Asia, E Frígia e Panfília, Egito e partes da Líbia, junto a Cirene, e forasteiros romanos, tanto judeus como prosélitos, Cretenses e árabes, todos nós temos ouvido em nossas próprias línguas falar das grandezas de Deus. E todos se maravilhavam e estavam suspensos, dizendo uns para os outros: Que quer isto dizer”? (Atos 2. 1-12).


Pedro não apenas respondeu a pergunta - "Que quer isto dizer?", como também fechou a boca dos zombadores. Para isto ele fez uso da Palavra de Deus. Em sua mensagem ele demonstrou possuir as duas condições básicas de um obreiro chamado e preparado para o Ministério - ser profundo conhecedor da Palavra de Deus e estar apto para ministrá-la; ser um homem cheio do Espírito Santo e estar revestido de autoridade para usar o Poder. Em sua mensagem ele não citou os filósofos gregos, como Demócrito de Abdera, Epicuro, Tales de Mileto, Heráclito, Sócrates, Platão e Aristóteles, que viverem entre os anos 600 e 300 a.C. Mas citou - "Jesus Nazareno, varão aprovado por Deus entre vós com maravilhas e sinais, que Deus por ele fez no meio de vós..." - Atos 2:22.

Ele não deu demonstração de cultura secular, mas, demonstrou conhecimento bíblico. Falou de Davi, citou diversas passagens dos Salmos, além do Profeta Joel. Hoje, em muitos púlpitos, existe muita sabedoria humana, muita cultura secular, mas falta a Palavra de Deus e a unção do Espírito Santo. Não somos e não poderíamos ser contra a sabedoria humana, mas, para o homem de Deus, o fundamental é a intimidade com Jesus e o conhecimento de Sua Palavra. Isto o apóstolo Pedro tinha! Aprendamos com ele!

0 comentários:

Postar um comentário