quinta-feira, 5 de março de 2015

Doutrina da Salvação e a Nação de Israel - Dr. Antonio Sebastião (Diretor da FATESA - Casa do Saber)


Na Epístola aos Romanos, até o capítulo 8, Paulo discorreu sobre o plano divino da salvação, chegando à conclusão de que esta é alcançada, unicamente, PELA FÉ EM CRISTO, para todos os que creem, sejam judeus ou gentios. Abrindo um parêntese no assunto que está desenvolvendo, Paulo, nos capítulos 9, 10 e 11, confronta a Nação de Israel, face ao plano de salvação.

CAPÍTULO 9 - ISRAEL NO PASSADO -  Neste capítulo, Paulo discorre sobre a soberania divina para com Israel, mostrando sua eleição como sendo UM POVO ESCOLHIDO POR DEUS.

CAPÍTULO 10 - ISRAEL NO PRESENTE - Neste capítulo, Paulo destaca a REJEIÇÃO DE ISRAEL, COMO NAÇÃO, porém, quanto à salvação, a responsabilidade é pessoal - todo judeu que crer e aceitar Jesus como seu Salvador, SERÁ SALVO, tal como os gentios.


CAPÍTULO 11 - ISRAEL NO FUTURO - Israel, como nação, estará no mesmo plano em relação às demais nações até o arrebatamento da igreja. Então, o PROJETO DE DEUS, interrompido na cruz do calvário, face à rejeição de Jesus por parte dos judeus, terá continuidade em relação à NAÇÃO DE ISRAEL, sendo que, por fim, esta nação conhecerá a bem-aventurança e a glória milenar predita pelos profetas. Fechando o parêntese, Paulo prossegue com sua epístola até o capítulo 16.

Trecho extraído do LIVRO/FATESA - EPÍSTOLAS PAULINAS I - ROMANOS E GÁLATAS - FATESA - A CASA DO SABER - CURSOS DE TEOLOGIA.

0 comentários:

Postar um comentário