quinta-feira, 5 de março de 2015

A BÍBLIA - O Livro da História da Redenção - Dr. Antonio Sebastião (Diretor da FATESA - Casa do Saber)


Esta, para mim, é uma das melhores definições sobre a Bíblia. Ela não é um Livro de Antropologia, ou seja, um livro da história natural do homem ou um livro de estudos das raças humanas. ELA É, NA VERDADE, O LIVRO DA HISTÓRIA DA REDENÇÃO. Dentro deste propósito ela relata:

a - a origem do homem, criado pelo próprio Deus, em perfeição e santidade;
b - a queda do homem, bem como suas causas e consequências;
c - a promessa de Deus de resgatar esse homem caído através da própria "semente da mulher", ou seja, através de um homem nascido de uma mulher, o qual seria, portanto, o seu redentor, sendo que este seria o próprio
FILHO DE DEUS, JESUS.

Assim, sendo JESUS, como é, o REDENTOR, segue-se que Ele é o PERSONAGEM CENTRAL DA BÍBLIA, e como tal, ele é encontrado, através de inúmeros tipos tanto nos 39 livros do Antigo Testamento como nos 27 do Novo Testamento. Poderíamos, se espaço tivéssemos identificá-lo desde Gênesis, como "semente da mulher" até Apocalipse como Rei dos reis e Senhor dos senhores. Poder encontrar JESUS foi uma das exigências para que um livro fosse considerado como canônico.

Dissemos que A BÍBLIA É O LIVRO DA HISTÓRIA DA REDENÇÃO E QUE JESUS É O REDENTOR - MAS - O QUE É REDENÇÃO? A palavra redimir, da qual se originou o termo redenção, indicava o preço pago para comprar de volta um escravo, ou cativo, tornando-o livre pelo pagamento de um resgate. Portanto, na REDENÇÃO NÃO HÁ PERDÃO - EXIGE-SE PAGAMENTO. O homem escravizado era eu, era você. Hoje estamos livres, não somos mais escravos de ninguém. Mas a nossa liberdade, ou a nossa SALVAÇÃO teve um preço e alguém pagou por nós - e esse alguém é JESUS - "Em quem temos a redenção pelo seu sangue..." - (Efésios 1:7). 




0 comentários:

Postar um comentário