quinta-feira, 23 de julho de 2015

Crente tipo "ÁGUIA" e crente tipo "GALINHA" - Dr. Antonio Sebastião (Diretor da FATESA - Casa do Saber)

A águia e a galinha pertencem à mesma espécie. Ambas possuem penas que é uma das características da espécie. Em consequência, possuem também asas, sendo, pois vocacionadas para voar. Porém, a águia voa e a galinha não! Na águia, as asas são maiores que o corpo. Desenvolvidas e fortalecidas, levam o corpo às maiores alturas. Assim, o crente tipo “águia” é aquele que procura fortalecer sua fé através de um “regime espiritual”, procura enfraquecer sua carne a fim de que o corpo não se torne pesado, inviabilizando a capacidade de voar. Na galinha, o corpo é maior que as asas, é pesado! No seu desenvolvimento, investe-se na formação da carne. Quanto mais carnuda, mais pesada ela fica, e menores são suas possibilidades de voar. Algumas com pouca carne até conseguem levantar pequenos voos.

Voar é a vocação das aves, mas nem todas as aves podem voar. O voo está condicionado à proporção existente entre o peso do corpo em relação ao tamanho das asas. A águia por ter corpo leve, pouca carne e asas poderosas, pode subir às maiores alturas, passar a maior parte do seu tempo no cume dos mais altos penhascos, livre do ar poluído e contaminado que impera aqui embaixo, na terra. Existem crentes semelhantes à águia! Lembremo-nos de que as asas simbolizam nossa fé. Assim, estes crentes têm pouca “carne” e uma fé fortalecida – asas fortes e corpo leve! Então, pelas “asas da fé” podem desprender-se da “terra”, do mundo, voando às maiores alturas, até as “regiões celestiais” para buscar “oxigênio dos céus”, sendo abençoados “com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo Jesus” (Efésios 1.3).

A galinha, sendo uma ave, também deveria voar, pois esta é a vocação das aves. Porém, por ter um corpo pesado e asas pequenas, ela não consegue voar. Já vimos no terreiro da fazenda, algumas mais magras tentando voar. Elas vêm correndo e conseguem levantar voo, mas é um voo curto e rasante. Não conseguem subir! Lembremos que simbolicamente, asas representam a fé! Assim, existe crentes tipo “galinha”. Paulo os chama de irmãos, mas afirma que são carnais – “E eu, irmãos não vos pude falar com a espirituais, mas como a carnais” (I Coríntios 3.1). Crentes carnais têm corpo muito pesado e com suas “asas” pequenas não conseguem desprender-se das coisas da “terra”. Aprendem a ciscar. Ciscam, mas estão sempre envolvidos com as coisas materiais e terrenas. Não conseguem subir até as “regiões celestiais” para buscarem “oxigênio do céu”. Vivem sempre em função das coisas da terra. Eu sei que você não é um deles, mas em alguma parte eles devem existir. Não se preocupam em exercitar o crescimento da fé e se esquecem daquele “regime espiritual” capaz de levá-los a perder um pouco da “gordura” que os torna carnais. Ser um crente tipo “águia” só depende de mim e de você. Pense nisso!

0 comentários:

Postar um comentário