domingo, 9 de fevereiro de 2014

Naquele dia o culto foi de doutrina - Dr. Antonio Sebastião (Diretor da FATESA - Casa do Saber)


Sequência da mensagem: "Os que querem ser alimentados com sinais"

A palavra doutrina deriva-se da expressão latina "doctrina", cuja forma verbal é "docere", que significa ensinar. Em se tratando de uma igreja, um culto de doutrina é, pois, um culto de ensino bíblico.

O Senhor Jesus sabia que aquela multidão que ali estava tinha vindo motivada por interesses materiais, visto que no dia anterior tinha sido por ele alimentada com peixe e pão. Era o interesse pelas bênçãos de Deus que movia aquele povo e não o interesse pelo Deus das bênçãos.

Sabendo que "... o homem não viverá só de pão, mas que de tudo o que sai da boca do Senhor viverá o homem" - Deuteronômio 8:3, naquele dia Jesus queria alimentar o povo com Sua Palavra, dizendo - "Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer desse pão, viverá para sempre..." João 6:51.

Pão do céu e não da terra; vida eterna e não prazer temporal; ressurreição dentre os mortos e não vida passageira aqui. Naquele dia não haveria pão e peixe, o alimento oferecido não era para o corpo, mas, para a alma. Porém, o interesse do povo era material!

Dizendo - "... duro é este discurso..." a multidão começou a retirar-se do "culto". Jesus, contudo, não mudou o sentido do seu ensino, não procurou ser agradável, não fez nenhum sinal para segurar o povo. Ele queria que o povo ali permanecesse alimentado e alimentando-se com a Palavra de Deus.

É para satisfazer a vontade do povo que quer as bênçãos de Deus, mas não quer viver de acordo com a vontade do Deus das bênçãos, que hoje muitos pregadores e até mesmo denominações que se dizem evangélicas, persistem em não pregar e em não ensinar a PALAVRA DE DEUS.

Nada de culto de doutrina, nada de Escola Dominical, nada de Cursos de Teologia, isto afugenta os "crentes materialistas" da igreja.

Os templos estão mais para teatro, ou casas de espetáculos; os púlpitos, mais parecidos com palcos e os pregadores estão mais para artistas do que para homens de Deus. Os louvores não podem levar à reflexão, à adoração, à lembrança de se estar num culto e na presença do Senhor.

O objetivo é a exaltação da carne. Assim, os "cultos" precisam ser alegres, mesmo que seja alegria carnal. As pessoas vão e voltam contentes se o espetáculo for bom, como acontece nas boas casas de espetáculo.

É claro que, naquele dia - mesmo o CULTO SENDO DE DOUTRINA, nem todos abandonaram Jesus. Seus verdadeiros discípulos continuaram com Jesus, conforme afirmou Pedro - "... Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna" - João 6:68.

Cremos que eu, você, a "minha" e a "sua" igreja fazemos parte de um remanescente que persiste em continuar seguindo a Jesus e vivendo de acordo com SUA SANTA E BENDITA PALAVRA, pois estamos esperando pela VINDA DE JESUS.

0 comentários:

Postar um comentário