quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Mensagem a todos que se preocupam com sua Vida Espiritual - (Ariovaldo Nuvolari -- Aluno da FATESA Casa do Saber)



De vez em quando surge uma notícia na mídia; alguém afirmando que o mundo vai acabar em determinada data. Os menos avisados ficam temerosos e preocupados. Outros, ou por serem incrédulos ou por já terem visto isto antes, fazem piadas a respeito. Eu sou uma pessoa que aceitei a Cristo aos 55 anos de idade e que, ao assistir um filme sobre o chamado arrebatamento, resolvi pesquisar o que se dizia a respeito desse tema na Bíblia Sagrada. Se você também tem curiosidade de saber mais sobre este assunto, continue lendo este texto, e que Deus lhe abençoe e lhe abra o entendimento. Vejamos o que a Bíblia Sagrada nos diz:

SOBRE O ARREBATAMENTO, A GRANDE TRIBULAÇÃO, O ANTICRISTO E O JUÍZO FINAL

I Ts 4.16 e 17 – Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro; depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados com ele nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.
O termo “arrebatamento (1)” deriva da palavra “raptus” (em latim), é equivalente à palavra “harpazo” (em grego) e significa “retirado rapidamente e com força”. Vejamos o que diz a palavra de Deus acerca do arrebatamento. Como e quando será ? Que sinais precederão ? o que devemos fazer ? Vejamos o que nos diz o Senhor Jesus e o apóstolo Paulo sobre isso:
Mt 24.36 a 42 – (Jesus disse) Mas a respeito daquele dia e hora, ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o filho, senão o Pai. Pois assim como foi nos dias de Noé, também será a vinda do Filho do Homem. Porquanto, assim como nos dias anteriores ao dilúvio, comiam e bebiam, casavam-se e davam-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca, e não o perceberam, senão quando veio o dilúvio e os levou a todos, assim será a vinda do Filho do Homem. Então, dois estarão no campo, um será tomado e deixado a outro; duas estarão trabalhando num moinho, uma será tomada e deixada a outra. Portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor.
I Co 15.22 e 23 – (disse o apóstolo Paulo) Porque assim como, em Adão todos morrem, assim também todos serão vivificados em Cristo. Cada um, porém, por sua própria ordem: Cristo, as primícias; depois os que são de Cristo, na sua vinda.
Aqui caberia uma pergunta: Como será o corpo dos arrebatados ? O apóstolo Paulo nos esclarece:
I Co 15.52 a 54 – Num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar a última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque é necessário que este corpo corruptível se revista da incorruptibilidade, e o que é mortal se revestir da imortalidade, então, se cumprirá a palavra que está escrita: Tragada foi a morte pela vitória.
Fp 3.20 e 21 – Pois a nossa pátria está nos céus, de onde aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, o qual transformará o nosso corpo de humilhação, para ser igual ao corpo da sua glória, segundo a eficácia do seu poder que Ele tem de até subordinar a si todas as coisas.
O mais importante e nós acreditamos desta forma, é que os arrebatados estarão livres de todas as aflições e de toda a perseguição e opressão que acontecerá durante a grande tribulação. Mas quem será efetivamente arrebatado ?
Ap. 3.10 – Porque guardaste a palavra da minha perseverança, também eu te guardarei da hora da provação que há de vir sobre o mundo inteiro, para experimentar os que habitam sobre a terra.
E o que acontecerá com as crianças ? A Bíblia não diz claramente, mas acredita-se que serão arrebatadas por conta da sua inocência. O próprio Jesus disse algo a esse respeito:
Mt. 19.13 e 14 – Trouxeram-lhe, então, algumas crianças, para que lhes impusesse as mãos e orasse; mas os discípulos os repreendiam. Jesus, porém, disse: Deixai os pequeninos, não os embaraceis de vir a mim, porque dos tais é o Reino dos Céus.

ADVERTÊNCIA: O arrebatamento será um evento que acontecerá de repente (as pessoas simplesmente desaparecerão). Vai haver muita especulação sobre o que aconteceu com esses desaparecidos, porém, apenas os que conhecem a bíblia sagrada sabem que esse evento está previsto, certamente irá acontecer, só não se sabe quando. Por ocasião do arrebatamento, os vivos que não aceitaram Jesus, os crentes vivos que não abandonaram a prática do mal e do pecado, inclusive pregadores e pastores que deturparam a verdadeira palavra de Deus, não serão arrebatados, ou seja, permanecerão durante a grande tribulação. Os crentes não arrebatados farão parte da chamada “igreja apóstata”. Mas o que vem a ser a grande tribulação ? Vamos começar pelas palavras de Jesus, falando sobre esse período:

Mt. 24.15 a 28 -  Quando, pois, virdes o abominável da desolação, de que falou o profeta Daniel, no lugar santo (quem lê entenda), então, os que estiverem na Judeia, que fujam para os montes; e quem estiver sobre o eirado (telhado), não desça a tirar alguma coisa de sua casa; e quem estiver no campo, não volte atrás para buscar a sua capa. Ai das que estiverem grávidas e das que amamentam naqueles dias ! Orai para que vossa fuga não se dê no inverno, nem no sábado, porque nesse tempo haverá grande tribulação, como desde o princípio do mundo até agora não tem havido e não haverá jamais. Não tivessem aqueles dias sido abreviados, ninguém seria salvo; mas, por causa dos escolhidos, tais dias serão abreviados. Então, se alguém vos disser: Eis aqui o Cristo ! ou ei-Lo ali ! Não acrediteis; porque surgirão falsos cristos e falsos profetas operando grandes sinais e prodígios para enganar, se possível, aos próprios eleitos. Vede que vo-lo tenho predito. Portanto, se vos disserem: Eis que Ele está no deserto ! Não saiais. Ou: Ei-lo no interior da casa ! Não acrediteis. Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até no ocidente, assim será a vinda do Filho do Homem. Onde estiver o cadáver, aí se ajuntarão os abutres.

SINAIS PRECURSORES DA MANIFESTAÇÃO DE UM INDIVÍDUO: O ANTICRISTO

2 Ts. 2.3 e 4 – (o apóstolo Paulo disse) Ninguém, de maneira nenhuma, vos engane, porque isto não acontecerá sem que primeiro venha a apostasia e seja revelado o homem da iniquidade, o filho da perdição, o qual se opõe e se levanta contra tudo que se chama Deus ou é objeto de culto, a ponto de assentar-se no santuário de Deus, ostentando-se como se fosse o próprio Deus.
OBSERVAÇÃO: Segundo os estudiosos da bíblia, o anticristo não é satanás, mas será um homem que vai ser muito usado por ele. Na Bíblia, as expressões que se referem diretamente ao anticristo são: o homem da iniquidade, o homem do pecado, o filho da perdição, o iníquo, a besta que sobe do mar, a besta cor escarlate, ou simplesmente: a besta. Diferentemente do arrebatamento da igreja (que ninguém sabe quando ocorrerá), a vinda do anticristo não ocorrerá sem que, pelo menos, 3 sinais tenham ocorrido antes de começar a sua atuação na terra: o mistério da injustiça, a apostasia e, um que agora resiste, seja afastado. Sobre tais eventos ou sinais, vejamos o que diz a palavra de Deus:
2 Ts. 2.6 e 7 – E, agora, vós sabeis o que o detém, para que a seu próprio tempo seja manifestado. Porque já o mistério da injustiça opera; somente há um que, agora resiste, até que do meio seja tirado.
O mistério da injustiça é a atividade secreta dos poderes do mal, ora bastante evidente no mundo todo, e que aumentará até alcançar o seu ponto máximo, chegando a uma total zombaria e desprezo a qualquer padrão ou preceitos bíblicos. Mas, um remanescente fiel da igreja permanecerá, até que seja arrebatado.
Apostasia significa: desvio, afastamento ou abandono das verdades bíblicas. Nos últimos dias, à medida que se aproxima o fim, grande parte da igreja se afastará das verdades bíblicas, tanto no campo moral quanto no espiritual e doutrinário. Tanto Jesus quanto o apóstolo Paulo nos revelam isso:
Mt. 24.3 a 14 – No monte das Oliveiras, achava-se Jesus assentado, quando se aproximaram dele os discípulos, em particular e pediram: dize-nos quando sucederão estas coisas e que sinal haverá da sua vinda e da consumação do século. E Ele lhes respondeu:  Vede que ninguém vos engane. Porque virão muitos em meu nome, dizendo: eu sou o Cristo, e enganarão a muitos. E, certamente, ouvireis falar de guerras; vede, não vos assusteis, porque é necessário assim acontecer, mas ainda não será o fim. Porquanto, se levantará nação contra nação, reino contra reino, e haverá fomes e terremotos em vários lugares; porém, tudo isto é o princípio das dores. Então sereis atribulados, e vos matarão. Sereis odiados de todas as nações, por causa do meu nome. Nesse tempo, muitos hão de se escandalizar, trair e odiar uns aos outros; levantar-se-ão muitos falsos profetas e enganarão a muitos. E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor se esfriará de quase todos. Aquele, porém, que perseverar até o fim, esse será salvo. E será pregado este Evangelho do Reino por todo o mundo, para testemunho de todas as nações. Então virá o fim.
O apóstolo Paulo também afirmou:
I Tm. 4.1 – Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios.
2 Tm. 4.3 e 4 – Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de falsos mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos; se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas.
Dentro da igreja, a apostasia terá duas dimensões: a teológica e a moral: a apostasia teológica será um desvio de parte ou da totalidade dos ensinos de Cristo e dos apóstolos. Em alguns casos, haverá até mesmo a rejeição a esses ensinamentos. Com a finalidade de agradar aos fiéis e encher suas igrejas, falsos dirigentes apresentarão a idéia de uma salvação fácil; pregarão somente sobre as bênçãos divinas, sem a contrapartida das exigências que o Senhor impõe quanto ao arrependimento dos pecados, à separação da imoralidade e à lealdade à Deus e aos seus padrões de conduta. Assim, os falsos evangelhos, voltados inteiramente à satisfação de interesses humanos, necessidades imediatas e alvos egoístas, gozarão de muita popularidade. Muitas igrejas permitirão quase tudo, para manterem muitos membros, para arrecadar dinheiro e obterem sucesso e prestígio. O Evangelho da cruz, com o desafio de sofrer por Cristo, de renunciar a todo o pecado, de sacrificar-se pelo Reino de Deus e de renunciar a si mesmo, será algo raro. As advertências quanto à apostasia nos levam a crer que o progresso ou o crescimento do número de crentes não é proporcional ao número de salvos. Em determinado momento da história da igreja, a rebelião contra Deus e sua palavra, assumirá proporções espantosas. Mas, no Dia do Senhor, cairá a ira de Deus sobre os que rejeitarem a sua verdade.
O apóstolo Pedro nos alertou para isso:
2 Pe.2.1 – Assim como, no meio do povo, surgirão falsos profetas, assim também haverá entre vós falsos mestres, os quais introduzirão, dissimuladamente, heresias destruidoras, até ao ponto de renegarem o Soberano Senhor que os resgatou, trazendo sobre si repentina destruição.
Heresia: é um ensinamento bíblico não condizente com a verdadeira doutrina bíblica. São pensamentos que não provém de Deus e sim do homem. Uma heresia sempre começa a partir de uma verdade bíblica que vai sendo deturpada a ponto de levar, quem a segue, a perder a salvação. A apostasia moral é o abandono da comunhão com Cristo, o envolvimento com o pecado e a imoralidade. Muitos desses “crentes” poderão até anunciar a sã doutrina bíblica, mas não manterão para si próprios os padrões morais exigidos por Deus em suas vidas.
Is. 29.13 – O Senhor disse: visto que este povo se aproxima de mim e com a sua boca e com seus lábios me honra, mas o seu coração está longe de mim, e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens, que maquinalmente aprendem. E o Senhor Jesus também disse:
Mt. 23.29 – Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas, porque limpais o exterior do copo e do prato, mas estes, por dentro estão cheios de rapina e intemperança !
Um que agora resiste, será afastado: este terceiro evento ou sinal deverá ocorrer antes da manifestação do homem do pecado e do Dia do Senhor ter início. Trata-se do afastamento de alguém ou de algo que detém, resiste ou refreia o mistério da injustiça e a manifestação do homem do pecado. Sem dúvida nenhuma, trata-se do Santo Espírito de Deus. Antes dos 7 anos de tribulação, o Espírito Santo será afastado, provavelmente no mesmo momento do arrebatamento da igreja, dos salvos em Cristo. A ação do Espírito Santo, restringindo o pecado, é levada a efeito em grande parte através da igreja, que será arrebatada. Retirando-se o Espírito Santo, cessará a sua ação de inibir a manifestação da besta, no cenário terreno. Deus, então, deixará livre para agir, esse homem que terá uma influência poderosa e enganadora sobre todos os que se recusam a amar a verdade de Deus; estes aceitarão as imposições da besta, e então, a humanidade descerá a um nível de depravação jamais visto.

Não se enganem: no início, para granjear a simpatia do mundo todo, o anticristo será uma pessoa extremamente simpática, extremamente preocupada com a paz e o bem estar de todos os seres humanos, fala em acabar com a miséria e a fome no mundo, e em parte conseguirá isso. Com o seu discurso e suas ações conseguirá enganar a quase todos que não sabem de suas verdadeiras intenções.

AS  AÇÕES DO ANTICRISTO

Ao se iniciar o período denominado “O Dia do Senhor”, o antiCristo manifestar-se-á. Nos meios religiosos eruditos há a previsão de que a besta será um governante mundial, que fará aliança com Israel por 7 anos. A verdadeira identidade do anticristo será conhecida 3,5 anos mais tarde, quando ele romper a sua aliança com Israel, tornando-se governante mundial. Diz a bíblia que ele enganará a quase todos que não conhecem a verdadeira palavra de Deus e até alguns que a conhecem. Isso porque será um governante que promoverá a paz na terra (durante os primeiros 3,5 anos). Nesse período fará milagres e grandes prodígios. Porém, depois disso ele irá se autoproclamar como sendo Deus, exigirá adoração a ele próprio, profanará o templo de Jerusalém, proibirá a leitura da Bíblia Sagrada e a pregação do Evangelho, proibirá a adoração ao Deus Verdadeiro e assolará a terra de Israel. O antiCristo perseguirá severamente quem permanecer fiel à Cristo (os irmãos podem assistir a um filme chamado “O julgamentoa suprema corte contra a divindade suprema”, com Nick Mancuso e que bem retrata o que será esse período.
O profeta Daniel, há mais de 2500 anos atrás (cerca de 540 a.C), já havia profetizado sobre isto:
Dn. 9.27 – Ele fará firme aliança com muitos por uma semana; na metade da semana, fará cessar o sacrifício e a oferta de manjares; sobre a asa das abominações vira o assolador, até que a destruição, que está determinada, se derrame sobre ele.  Os teólogos entendem que 7 dias (1 semana) tenha o significado de 7 anos.
A Bíblia Sagrada ainda afirma que, neste período, surgirão duas testemunhas fiéis a Deus;
Ap. 11.3 a 6 – Darei às minhas duas testemunhas que profetizem por 1.260 dias (cerca de 3,5 anos), vestidas de pano de saco. São estas as duas oliveiras e os dois candeeiros que se acham em pé, diante do Senhor da Terra. Se alguém pretende causar-lhe dano, sai fogo da sua boca e devora os inimigos; sim, se alguém pretende causar-lhes dano, certamente deve morrer. Elas têm autoridade para fechar o céu, para que não chova durantes os dias em que profetizarem.  Têm autoridade também sobre as águas, para convertê-las em sangue, bem como para ferir a terra com toda sorte de flagelos, tantas vezes quantas quiserem. Quando tiverem, então, concluído o testemunho que devem dar, a besta que surge do abismo pelejará contra elas e as vencerá, e as matará ...
Só para resumir: os irmãos podem ler no capítulo 11, versos 8 a 13, de apocalipse, no qual há o relato de que os cadáveres dessas duas testemunhas ficarão estirados numa praça por três dias e meio, sem sepultamento e que os seguidores do anticristo festejarão a morte delas. No entanto, passado esse tempo, um espírito de vida, vindo da parte de Deus, penetrará nelas, elas se levantarão, trazendo muito medo aos que presenciarem isso, e depois subirão para o céu.
Mas sobre o poder da besta, que faz com que ele faça tantos milagres, vejamos o que diz a palavra de Deus:
Ap. 13.7 a 8 – Foi-lhe dado, também, que pelejasse contra os santos e os vencesse. Deu-se-lhe, ainda autoridade sobre cada tribo, povo, língua e nação, e adorá-lo-ão todos os que habitam sobre a terra, aqueles cujos nomes não foram escritos no livro da vida do Cordeiro, que foi morto desde a fundação do mundo.
Ap. 13.14 a 18 – Seduz os que habitam sobre a terra, por causa dos sinais que lhe foi dado executar diante da besta, dizendo aos que habitam sobre a terra que façam uma imagem à besta, para que não só a imagem falasse, como ainda fizesse morrer quantos não adorassem a imagem da besta. A todos, aos pequenos e aos grandes, aos ricos e aos pobres, aos livres e aos escravos, faz que lhes seja dada certa marca sobre a mão direita ou sobre a fronte, para que ninguém possa comprar ou vender, senão aquele que tem a marca, o nome da besta ou número do seu nome. Aqui está a sabedoria; aquele que tem entendimento calcule o número da besta, pois é o número do homem. Ora esse número é 666.
Ap. 14.9 e 10 – E seguiu o terceiro anjo, dizendo com grande voz: se alguém adorar a besta e a sua imagem e receber o sinal na testa ou na mão, também o tal beberá do vinho da ira de Deus, que se deitou, não misturado, no cálice da sua ira, e será atormentado com fogo e enxofre diante dos santos e diante do Cordeiro.
anticristo exigirá adoração, segundo os teólogos, certamente sediado num grande templo, que será usado como centro de seus pronunciamentos. Ele fará, mediante poder satânico, grandes sinais, maravilhas e milagres, a fim de propagar o engano entre os homens. Tais demonstrações possivelmente serão vistas no mundo inteiro, em tempo real, pela televisão, internet, etc. Milhões de pessoas ficarão impressionadas com os seus feitos e serão enganadas por esse líder, altamente convincente; a maioria dessas pessoas, por nunca se preocuparem em conhecer a palavra de Deus, outros por não darem a devida importância e atenção à palavra de Deus, nem terem amor às suas verdades. Alguns pastores, ou por não conhecerem essa parte das escrituras ou por qualquer outro motivo, não pregam aos seus fiéis sobre isso. Tem muito crente que tem até medo de ler o livro de apocalipse  (na minha opinião é um livro muito difícil de ser entendido mas que trás grandes promessas aos crentes fiéis a Deus).
2 Ts. 2.8 a 12 – e, então, será revelado o iníquo, a quem o Senhor desfará pelo assopro da sua boca e aniquilará pelo esplendor de sua vinda, a esse cuja vinda é, segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira, e com todo engano de injustiça aos que perecem, porque não acolheram o amor da verdade para serem salvos. É por esse motivo, pois, que Deus lhe manda a operação do erro, para darem crédito à mentira, a fim de serem julgados todos quantos não deram crédito à verdade; antes, pelo contrário, deleitaram-se com a injustiça.
Assim, pode-se constatar através de tudo quanto foi escrito até aqui que: tanto as palavras de Jesus (em Mt. 24.24), como as do apóstolo Paulo (no texto anterior), nos alerta para o surgimento de falsos cristos e falsos profetas, operando grandes sinais e prodígios visando a enganar até os eleitos do Senhor, o que é uma séria advertência a todos nós.
O crente e o descrente deveriam saber que: nem todo milagre ou prodígio provém de Deus. Satanás também faz "milagres", nos cultos a ele destinados (existem seitas que adoram a Satanás). Mas, ao contrário de Deus, ele é o pai da mentira e só quer a destruição dos seres humanos. Ele, seus demônios e todos os seus seguidores, serão derrotados por Deus.

A  DERROTA  DO  ANTICRISTO

No fim do período da grande tribulação, satanás congregará muitas nações, num lugar chamado Armagedom (*), sob o comando do anticristo, e guerrearão contra Deus e o seu povo, numa batalha que envolverá o mundo todo. Mas a Bíblia, através das visões do profeta Daniel e do apóstolo João, também nos diz que ele será derrotado. ALELUIA... GLÓRIAS AO SENHOR NOSSO DEUS.
Dn. 11.45 – Armará suas tendas palacianas entre os mares, contra o glorioso monte santo; mas chegará o seu fim, e não haverá quem o socorra.   VOCÊ, CRENTE FIEL, PODE DIZER ALELUIA...?
Ap. 16.13, 14 e 16 – então, vi sair da boca do dragão, da boca da besta e da boca do falso profeta, três espíritos imundos semelhantes a rãs, porque eles são espíritos de demônios, operadores de sinais, e se dirigem aos reis do mundo inteiro com o fim de ajuntá-los para a peleja do Grande Dia do Deus Todo Poderoso ... Então os ajuntaram no lugar que, em hebraico, se chama Armagedom (2).
Quando tudo isto acontecer, Cristo voltará, e intervirá de modo sobrenatural, destruindo o antiCristo, seus exércitos e todos os seus adoradores, os portadores da marca da besta.
Ap. 17.14 – Pelejarão eles contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, pois é o Senhor dos Senhores, o Rei dos Reis, vencerão também os chamados, eleitos e fiéis que se acham com ele.
Ap. 19.20 e 21 – Mas a besta foi aprisionada, e com ela o falso profeta que, com os sinais feitos diante dela, seduziu aqueles que receberam a marca da besta e eram adoradores da sua imagem. Os dois foram lançados no lago de fogo que arde com enxofre. Os restantes foram mortos com a espada que saía da boca daquele que estava montado no cavalo. E todas as aves se fartaram de suas carnes.

O  REINADO  MILENAR  DE  CRISTO  NA  TERRA

Em seguida a esses acontecimentos, satanás será preso e Cristo estabelecerá o seu reinado de mil anos sobre a terra.
Ap. 20.1 a 6 – então, vi descer do céu um anjo; que tinha na mão a chave do abismo e uma grande corrente. Ele segurou o dragão, a antiga serpente, que é o diabo, satanás, e o prendeu por mil anos, lançando-o no abismo, fechou-o e pôs selo sobre ele, para que não mais enganasse as nações até se completarem os mil anos. Depois disto, é necessário que ele seja solto por pouco tempo. Vi também tronos, e nestes sentaram-se aqueles aos quais foi dada autoridade de julgar. Vi, ainda, as almas dos decapitados por causa do testemunho de Jesus, bem como por causa da palavra de Deus (por ocasião da grande tribulação), tantos quantos não adoraram a besta, nem tampouco a sua imagem, e não receberam a marca da besta na fronte ou na mão; e viveram e reinaram com Cristo durante mil anos. Os restantes dos mortos não reviveram até que se completassem os mil anos. Esta é a primeira ressurreição. Bem aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte, mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com ele mil anos.

O profeta Isaías, cujo ministério durou mais de 50 anos, aproximadamente no período entre 740 a.C. e 687 a.C., falou sobre as características desse reino de mil anos: Is. 65.20 a 25 – Não haverá mais nela (na terra) criança de poucos dias, nem velho que não cumpra os seus dias; porque o jovem morrerá de cem anos, mas o pecador de cem anos será amaldiçoado. E edificarão casas e as habitarão; plantarão vinhas e comerão o seu fruto. Não edificarão para que outros habitem, não plantarão para que outros comam, porque os dias do meu povo serão como os dias da árvore, e os meus eleitos gozarão das obras das suas mãos até a velhice. Não trabalharão em vão, nem terão filhos para a perturbação, porque são a semente dos benditos do Senhor, e os seus descendentes com eles. E será que, antes que clamem, eu responderei; estando eles ainda falando, eu os ouvirei. O lobo e o cordeiro se apascentarão juntos, e o leão comerá palha como o boi; e o pó será a comida da serpente. Não farão mal nem dano algum em todo o meu santo monte, diz o Senhor.

AO  FINAL  DO  MILÊNIO, SATANÁS  SERÁ  SOLTO  E  DERROTADO

Ap. 20.7 a 10 - Quando, porém, se completarem os mil anos, Satanás será solto da sua prisão e sairá a seduzir as nações que há nos quatro cantos da terra, Gogue e Magogue (3); a fim de reuní-las para a peleja. O número dessas é como a areia do mar. Marcharam, então, pela superfície da terra e sitiaram o acampamento dos santos e a cidade querida; desceu, porém, fogo dos céus e os consumiu. O diabo, o sedutor deles, foi lançado para dentro do lago de fogo e enxofre, onde já se encontram, não só a besta como também o falso profeta; e serão atormentados de dia e de noite, pelos séculos dos séculos.

O  JUÍZO  FINAL

Ap. 20.11 a 15 – Vi um grande trono branco e aquele que nele se assenta, de cuja presença fugiram a terra e o céu, e não se achou lugar para eles. Vi também os mortos, os grandes e os pequenos, postos em pé diante do trono. Ainda outro livro, o livro da vida, foi aberto. E os mortos foram julgados, segundo as suas obras, conforme o que estava escrito nos livros. Deu, o mar, os mortos que nele estavam. A morte e o além entregaram seus mortos que neles havia. E foram julgados, um por um, segundo as suas obras. Então, a morte e o inferno foram lançados para dentro do lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo. Se alguém não foi achado inscrito no livro da vida, esse foi lançado no lago de fogo.

O  NOVO  CÉU  E  A  NOVA  TERRA

Ap. 21.1 a 4 – Vi novo céu e nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. Vi também a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, ataviada como noiva adornada para o seu esposo. Então, ouvi grande voz vinda do trono, dizendo: eis o tabernáculo de Deus com os homens. Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles. E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá mais luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas se passaram.
Ap. 21.7 e 8 – o vencedor herdará estas coisas, e eu lhes serei Deus, ele será meu filho. Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte.
O nosso Deus, através do profeta Isaías, fala sobre este reino posterior ao juízo final: Is. 65.17 e 18  Porque eis que crio céus novos e nova terra; e não haverá lembrança das coisas passadas, nem mais se recordarão. Mas vós folgareis e exultareis perpetuamente no que eu crio; porque eis que crio para Jerusalém alegria e para o seu povo, gozo.       A L E L U I A (Glórias ao Deus Altíssimo).

C  O  N  C  L  U  S  à O

DEUS, PELA SUA ETERNA MISERICÓRDIA, NOS DÁ A OPORTUNIDADE: de nos arrependermos de nossos pecados, de aceitarmos o sacrifício feito por Jesus, morrendo por nós naquela cruz, de selarmos essa decisão pelo batismo nas águas. Após tomarmos tal decisão, Deus nos concede o Espírito Santo, que virá habitar em nós, e o próprio Jesus nos diz que, aquele que nele crê pode fazer as mesmas obras que ele fez (ensinamentos, curas, libertação de endemoninhados, etc), e até maiores (ver João 14.12). Deus nos pede apenas para vivermos segundo os seus ensinamentos e nos promete livramento (no arrebatamento, antes da grande tribulação) e também, após o juízo final, de vivermos eternamente com ele. Temos a opção de rejeitá-lo, e então, ao final de tudo, seremos lançados no lago de fogo, sob tormento eterno, juntamente com a besta e satanás.  Ele é tão misericordioso que nos dá livre arbítrio; a oportunidade de fazermos a  escolha, mas só existem duas opções:  O   CÉU   OU   O   INFERNO por toda a Eternidade.

DEVEMOS NOS LEMBRAR QUE, AO MORRER NA CRUZ POR NÓS, JESUS ESCANCAROU AS PORTAS DA PRISÃO EM QUE ESTÁVAMOS, POR CULPA DO PECADO DE ADÃO. A PRISÃO É A ESCRAVIDÃO DO PECADO. AS PORTAS DESSA PRISÃO  CONTINUAM ABERTAS ... É SÓ TOMAR A DECISÃO DE SAIR DELA, PARA FICARMOS LIVRES DA FUTURA IRA  DE DEUS...
 Para aqueles que gostam de cinema, existem diversos filmes sobre esse tema. Existe um bem famoso, que tem em qualquer locadora (são três episódios sequenciais), cujo título é  “Deixados para trás” (I a IV). Outros como:  “Um ladrão na noite”, “Os anos da besta”, “O julgamento”, etc. Mas o importante mesmo é aceitar Jesus antes do arrebatamento, que, dizem estar bem próximo, mas como vimos, ninguém sabe quando acontecerá.

QUE DEUS  NOS  ABENÇÕE  A  TODOS  E  NOS  DÊ  SABEDORIA  AO  FAZERMOS  A  NOSSA  ESCOLHA.

Esclarecendo alguns termos que aparecem neste texto:
Arrebatamento (1) = raptus (latim) = harpazo (grego) = retirado rapidamente e com força
Armagedom (2) – palavra que, em hebraico, significa Vale do Megido, local situado no centronorte da Palestina.
Gogue e Magogue (3): simbolizam as nações do mundo rebeladas contra o Senhor Deus (ver Ez. Cap. 38 e 39)

Ariovaldo Nuvolari


0 comentários:

Postar um comentário