quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

"Eu" sou a ferramenta de Deus - Cidinha Britto


“E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também” (João 5.17). Quem trabalha, normalmente usa ferramentas. O ser humano usa ferramentas por causa de suas limitações, para a execução de tarefas que jamais poderia executar usando apenas suas mãos. Imagine como seria pregar um prego sem martelo, por exemplo. Cada trabalho exige um tipo específico de ferramenta, embora algumas delas sejam compartilhadas em mais de uma atividade. O uso da ferramenta errada pode estragar tudo, mas a escolha certa tornará o trabalho mais fácil e o resultado satisfatório. É importante lembrar que por melhor que seja a ferramenta, ela não poderá fazer nada sozinha, sempre precisará de alguém que a use, pois para isso foi inventada.

Deus usa o homem como ferramenta de trabalho, não porque precise dele, Deus não precisa de nada, nem de ninguém porque diferentemente de nós, Ele não tem nenhum tipo de limitação. Ele pode fazer o que quiser pelo poder da Sua palavra: “Porque falou, e tudo se fez; mandou, e logo tudo apareceu” (Salmos 33:9). Apesar disso, escolheu incluir o homem em seus projetos. Mas afinal de contas, se Deus não precisa de nossa ajuda, porque insiste em nos usar como ferramenta? A resposta é: Por amor! Somente por amor, a nós, e àqueles a quem pretende, por meio de nós, abençoar. Deus quer a minha e a sua companhia, por isso decidiu trabalhar através de nós, como se a nossa cooperação fosse imprescindível. É como o pai que convida o filho pequeno para ajudá-lo no conserto do carro, a mãe que recebe a ajuda da filhinha enquanto prepara um bolo. Assim como uma criança, nos maravilhamos após um trabalho bem feito e às vezes até nos esquecemos de que é Deus nos usando - como ferramentas, instrumentos para o bem.

A pergunta é: Como Deus trabalhava antes de criar o homem?
 Deus trabalhou na criação de todas as coisas, inclusive do próprio homem, sem a necessidade de nenhum tipo de ferramenta. No entanto, o trabalho foi realizado com perfeição: “E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom...” (Gênesis 1.31). Mas porque decidiu abençoar através de nós, vemos que a partir da criação, muitos homens, mulheres, jovens e idosos, foram usados como "ferramentas de Deus". Eles atuaram como profetas, juízes, reis, músicos, evangelistas, pastores, etc.

Foi assim com Noé - “Então, disse Deus a Noé: O fim de toda carne é vindo perante a minha face; porque a terra está cheia de violência; e eis que os desfarei com a terra. Faze para ti uma arca da madeira de gofer; farás compartimentos na arca e a betumarás por dentro e por fora com betume” (Gênesis 6.13,14).
 Foi assim com Abraão – “Ora, o Senhor disse a Abrão: Sai-te da tua terra, e da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome, e tu serás uma bênção” (Gênesis 12.1,2). Foi assim com Moisés – “Vem agora, pois, e eu te enviarei a Faraó, para que tires o meu povo, os filhos de Israel, do Egito” (Êxodo 3.10)Foi assim com Samuel – “E Samuel julgou a Israel todos os dias da sua vida” (I Samuel 7.15).

Foi assim com Davi –“Agora, pois, assim dirás a meu servo, a Davi: Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Eu te tirei do curral, de detrás das ovelhas, para que fosses chefe do meu povo de Israel” (I Crônicas 17:7). Foi assim com Jeremias - “Antes que eu te formasse no ventre, eu te conheci; e, antes que saísses da madre, te santifiquei e às nações te dei por profeta.” (Jeremias 1.5). Foi assim com os discípulos – “E Jesus, andando junto ao mar da Galileia, viu dois irmãos, Simão, chamado Pedro, e André, os quais lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores. E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens” (Mateus 4.18,19).

Hoje, “eu” sou a ferramenta de Deus. Não digo ‘“nós”, mas -“eu” sou a ferramenta de Deus. O “nós” fala de união, de força, de cumplicidade, porém é justamente nesse “nós” que me escondo, pois se eu não fizer nada, sempre terá outro para fazer.
 Mesmo sabendo que não sou a única ferramenta de Deus preciso trazer essa responsabilidade para mim. Eu posso fazer muito pelas pessoas, independente da minha área de atuação na sociedade, seja na política, saúde, educação, etc. Esse é o motivo pelo qual Deus me convida a servi-lo, pois Seu amor que já está derramado no meu coração (Romanos 5.5) será demonstrado através das minhas ações. 

Finalmente, depois de assumir a minha responsabilidade, então eu posso me juntar a outros muitos, que como eu sabem que têm um chamado, um chamado para servir. Como comunidade, servindo como ferramentas de Deus NÓS vamos fazer a diferença na NOSSA sociedade por meio dos pequenos e grandes gestos. E depois do trabalho pronto o mérito, a honra, a glória não será das "ferramenta" (nós), mas daquele que as utiliza (Deus).

Jesus disse “Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também” (João 5.17) e enquanto Deus trabalha, eu tenho a honra de servi-lo como FERRAMENTA.

2 comentários:

  1. Parabéns, muito interessante...
    Sou autor de um livro cujo título é: "Eu, uma ferramenta de Deus..."

    ResponderExcluir