quinta-feira, 28 de julho de 2016

A BÍBLIA, O MANUAL DE DEUS PARA O HOMEM - Dr. Antonio Sebastião (Diretor da FATESA - Casa do Saber)


Quando compramos um carro ou qualquer outro objeto, sempre vem um manual. Você sabe para que ele serve? Uns não o consultam por negligência, outros por se considerarem autossuficientes. Porém, as vezes pagamos caro por isto. A BÍBLIA É O MANUAL QUE DEUS PREPAROU PARA O HOMEM. Nela e por ela encontramos o caminho da salvação, da santificação e da vida eterna. Por ela sabemos quem somos, de onde viemos e para onde vamos.

O obreiro é intimado a conhecer o MANUAL - "Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade" - II Timóteo 2:15. Embora todo manual seja preparado para ser de fácil entendimento, muitas vezes precisamos que alguém nos ajude a entendê-lo. Isto acontece também com A PALAVRA DE DEUS.

Embora o "MANUAL" tenha sido preparado para ser de fácil entendimento, contudo, continua válida a pergunta feita pelo eunuco etíope a Filipe - "... como poderei entender, se alguém me não ensinar?..." - Atos 8:31. Sabemos, ainda, que à Igreja em Jerusalém os apóstolos ensinavam - "E todos os dias no templo e nas casas, não cessavam de ensinar..." e os crentes "... perseveravam na doutrina dos apóstolos..." - Atos 8:31 e 2:42. Assim, não havia heresias naquela igreja. Hoje, em muitas "igrejas" o ensino do “MANUAL DE DEUS" não é levado a sério e as heresias vão se multiplicando a cada dia. São duas as causas principais pelas quais o ensino da PALAVRA DE DEUS tem sido negligenciado.

A primeira razão pela qual a BÍBLIA, O MANUAL DE DEUS PARA O HOMEM, não é ensinada em algumas "igrejas" - PELA NECESSIDADE DE MANTER O POVO NA IGNORÂNCIA. O Senhor Jesus disse - "... conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará" - João 8:32. Um povo liberto não se deixa enganar pelos falsos obreiros, mercenários que vendem ilusões e falsas promessas e que "... por avareza, farão de vós negócio com palavras fingidas" conforme advertiu o Apóstolo Pedro - II Pedro 2:3. 

A segunda razão pela qual o MANUAL DE DEUS não é ensinado repousa na falta de conhecimento por parte daqueles que deveriam ensinar. "... como poderei entender, se alguém me não ensinar?" – Atos 8:31. Neste caso, alguma coisa deve estar errada, pois Paulo afirmou que um obreiro deve ser "apto" ou capacitado para "ensinar" I Timóteo 3:2. Para o cristão, conhecer o MANUAL pode ser uma questão de sobrevivência espiritual. Não conhecê-lo pode custar uma eternidade. PENSE NISTO!

0 comentários:

Postar um comentário