terça-feira, 26 de junho de 2012

Chamado por Deus - Testemunho do Missionário Élcio Teodoro (Senegal)


“E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura”. (Marcos 16.15).

MINHA CONVERSÃO
          Na minha infância comecei a frequentar os cultos através do convite da minha avó materna e minhas tias, que eram cristãs. Nessa época meus pais ainda não eram cristãos e meu lar atravessava um momento muito difícil, pois meu pai era alcoólatra, o que acarretava diversos problemas familiares, como dívidas, discussões e agressões dentro de casa e minha família sofria com essa situação.


Os irmãos da igreja que minha avó frequentava (que é a mesma que minha família frequenta hoje) sempre oraram pela nossa família, para que meu pai fosse liberto do vício. Minha avó e minhas tias sempre me ensinavam que quando ele chegasse em casa bêbado, nós deveríamos orar  para que o Senhor o libertasse.
Na Igreja as professoras da Escola Bíblica Dominical sempre oravam junto comigo pela salvação do meu pai. Comecei a entender que Deus tinha o poder para transformar meu lar, também passei a ver que as outras crianças da Igreja tinham algo de diferente, algo que eu não tinha dentro da minha casa, e era justamente esse algo que eu queria! Eu queria aquela pazqueria que meu pai parasse de beber. Entendi que Jesus podia me dar o que eu precisava! Nessa época eu já participava do Departamento Infantil e num culto de crianças eu aceitei a Jesus como meu Salvador.
Depois que me converti as coisas não mudaram de imediato, mas sabia onde buscar a ajuda para os problemas do meu lar. Depois de alguns anos meu pai finalmente se converteu e hoje posso dizer que eu e minha casa servimos ao Senhor!
ENVOLVIMENTO NO MINISTÉRIO E CHAMADA MISSIONÁRIA

Desde criança, Deus usou vários meios para me falar que tinha uma obra especifica na minha vida. Minha igreja sempre teve um envolvimento muito forte com Missões, e sempre que ouvia os testemunhos de missionários, que vinham aos cultos ou nas Conferências, eu era muito tocado com os relatos de suas experiências, porém achava que era algo muito distante.
Na adolescência comecei a fazer parte da Secretaria de Missões da Igreja, onde ajudava a organizar os Cultos, estava sempre em contato com os Missionários que vinham pregar. Sempre tinha acesso à literatura sobre missões transculturais, e podia ver a situação do mundo não alcançadogeralmente no final dos textos, havia uma reflexão sobre a falta de obreiros dispostos a entregar suas vidas integralmente para a Obra de Deus.
Em 2004 ingressei na Universidade, e já no primeiro período tive a oportunidade de conhecer e de me envolver com um Ministério da Cruzada Estudantil e Profissional para Cristo (CEPC), que atua dentro das universidades, chamado Movimento Estudantil Alfa e Ômega (AeO). Durante os anos de graduação, participei ativamente do movimento, em reuniões de oração, reuniões para não cristãos, evangelismo, treinamentos de liderança e Congressos Estudantis. Em Janeiro de 2007, participei de um projeto missionário durante um mês em Juiz de Fora (MG), juntamente com um grupo de 40 pessoas (entre estudantes e missionários da CEPC), para implantar o Movimento Alfa e Ômega na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), esse momento foi um divisor de águas” na minha vida. Deus falou profundamente ao meu coração naqueles dias, e acima de tudo fui confrontado com a ordem de cumprir a Grande Comissão em minha geraçãode servir a Deus em tempo integral. Então eu disse: “Sim Senhor eu quero ir!”
Enquanto isso, na minha igreja estava começando um despertamento para o envio de candidatos a  missões transculturais. Através da viagem que fiz para Juiz de Fora, fiquei conhecido pala Secretaria Geral de Missões da Sede, então surgiu a ideia de me enviarem para um treinamento transcultural.
Graças a Deus tudo foi acontecendo naturalmente, o envolvimento com a Secretaria local da minha Igreja, o envolvimento com a Cruzada Estudantil, com a Secretaria Geral, etc. Hoje eu vejo que Deus já tinha tudo preparado e usou todas essas coisas para construir a longa estrada que estava apenas a começar.
Inicialmente fui enviado para o Treinamento da  Horizontes América Latina, situada em Minas Gerais (2009), foi um tempo de muito aprendizado e crescimento espiritual e pessoal, na Horizontes conheci pessoas as quais nunca irei esquecer. Em 2010, ao retornar para a minha Igreja, a fim de decidirmos juntos sobre a próxima fase do treinamento, ficou decido a minha transferência para a Missão Kairós.
   Naquele mesmo ano fiz o Treinamento Intensivo e em janeiro de 2011 fui enviado para o Senegal. Sou grato a Deus pelo tempo em que estou atuando junto à equipe da Kairós (1 ano e 5 meses)Esta é a minha primeira experiência no campo missionário e tenho me colocado a aprender. Em umas das minhas cartas de oração eu disse que o  Senegal tem sido meu Peniel (Gênesis 32.24-32), o lugar onde "o Pai Celestial tem mudado meu nome". Todos os dias em diferentes situações sinto meu caráter sendo forjado “... tenho visto o Senhor...”.
A Kairós Senegal atua em três cidades do país, a saber: Rufisque, Sindia  e Yoff, com frentes de trabalhos sociais, que funcionam como ponte de evangelização devido ao contexto muçulmano (O Islã é a religião de 94% da população), além de servir como fonte de formação e sustento para obreiros nacionais. Na cidade de Rufisque temos também uma Igreja de apenas 3 anos.
Faço parte da equipe que trabalha em Rufisque e na Igreja sou um dos líderes dos adolescentes e jovens e também sou professor dos jovens na Escola Bíblica. Na área de projetos sociais eu trabalho com a Alfabetização de Jovens e Adultos e na Farmácia do Posto de Saúde.
Deus tem feito grandes coisas, a cada dia somos alvos de Sua graça que transborda em nossas vidas, ainda estou em fase de estudo do idioma e conhecendo a cultura (que é como uma colcha de retalhos), mas pela infinita misericórdia de Deus tenho me envolvido nos trabalhos com o coração contente por servir ao Senhor nessa nação.
            Aqui em Senegalestou tendo o privilégio de conviver com um muçulmano para quem Jesus tem se revelado por meio de sonhos, eu já havia lido sobre muçulmanos que tiveram esse tipo de experiência com o Senhor. Deus deseja se revelar aos que Ele ama, e é  isso que o Senhor está fazendo, é maravilhoso ver como Deus tem falado ao coração dele. Os muçulmanos leem sobre Jesus, ou Issa, como ele é chamado no Alcorão, porém tal livro mostra Jesus como, apenas mais um profeta, o qual jamais poderá ser comparado ou tido como maior que Maomé.
        Tal rapaz que vou chamar de Carlos tem estado conosco depois da campanha que tivemos aqui, em Janeiro, para a construção da Igreja, onde recebemos a ajuda de voluntários que vieram de vários estados do Brasil, o que gerou uma grande movimentação em todo o bairro e muitos jovens da comunidade vieram nos ajudar.
O terreno no qual construímos o templo está situado ao lado da casa do “Carlos e ele voluntariamente se prontificou a nos ajudar com água para a obra, e a guardar as ferramentas. Após a campanha estabelecemos uma relação de amizade e temos caminhado juntosporque nos tornamos amigos, ele tem sido pressionado por sua família que é  muçulmana, bem tradicional e muito conhecida em todo o bairro, e pelos vizinhos. Porém temos a certeza que Deus tem uma grande obra na vida de Carlos”, aliás,  já tive o privilégio de conversar com ele sobre assuntos como: pecado, salvação, justiça e vida eterna tudo isso com base nas perguntas que ele mesmo me faz,  ele também me fala frequentemente dos sonhos que tem tido e eu consigo perceber que é sobre Jesus... que é Jesus que tem se revelado a ele! Orem por isso!

Elcio Teodoro
           


0 comentários:

Postar um comentário