quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE A IGREJA PRIMITIVA E A IGREJA CONTEMPORÂNEA - Antônio Pereira da Costa Júnior

INTRODUÇÃO: Precisamos Desmistificar alguns pontos da Igreja Primitiva. Precisamos entender duas coisas: (1) A Igreja Primitiva era uma Igreja Santa, porém pecadora. (aspecto divino-humano). (2) A Igreja Primitiva era uma Igreja Pecadora, porém santa. (aspecto humano-divino).

Pontos que precisamos evitar: 
(1) Colocar auréolas demais nas cabeças dos apóstolos. (2) Divinizar os crentes neotestamentários.

I – COMO ERA A IGREJA PRIMITIVA?

(1) Perseverava na doutrina dos apóstolos. Perseveravam: “proskartereo”. Tem o sentido de: ser constantemente atento a, dar constante cuidado a algo; perseverar e não desfalecer; mostrar-se corajoso para estar em constante prontidão para alguém, servir constantemente.

Doutrina: “didachê”. Tem o sentido de: Ensino a respeito de algo; fazer uso do discurso como meio de ensinar, em distinção de outros modos de falar em público.

A Bíblia diz que Deus concedeu vários dons aos homens (...Ele mesmo deu ... apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres) com os objetivos de aperfeiçoar os crentes para o ministério individual e edificar o corpo de Cristo.

"Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo" (Ef.4.12).  Aperfeiçoar: "katartismón". Tem o sentido de: Consertar, colocar em ordem (cirurgia-redução do osso quebrado), ajustar suas funções no corpo. O que é edificação? Grego: "oikodomem" (construir sobre algo) significa construir mais. Desta forma, o corpo do Senhor é visto como progredindo para a sua meta da perfeição na plenitude de Cristo.

(2) Perseverava na comunhão. O que é comunhão: “koinonia”. Tem o sentido de: comunidade, participação conjunta, relação.

(3) Perseverava no partir do pão. (Obediência aos sacramentos). Partir do Pão: Pão usado nos ágapes ("festas de amor e de comunhão") e na Mesa do Senhor.

(4) Perseverava na oração. Oração: “proseuche”. É a oração dirigida a Deus.

(5) Era temente (Em cada alma havia temor...). Temor: “phobos”. da palavra primária “phebomai” (amedrontar). Temor, terror; aquilo que espalha medo; reverência como ao próprio marido.

(6) Era unânime em propósitos (Estavam juntos e tinham tudo em comum). Juntos: “epi”. Estarmos juntos, não significa comunhão, mas comunhão significa estarmos sempre juntos. “A verdade sem amor é brutalidade, mas o amor sem verdade é hipocrisia”.

(7) Era solidária (vendiam e distribuíam... aos necessitados).

(8) Eram frequentadores participativos (Todos os dias no templo... de casa em casa).

Unânimes: ”homothumadon”. Significa: com uma só mente, de comum acordo, com uma só paixão. Homothumadon é um composto de duas palavras que significam "impedir" e "em uníssono". A imagem é quase musical; um conjunto de notas é tocado e, mesmo que diferentes, as notas harmonizam em grau e tom. Como os instrumentos de uma grande orquestra sob a direção de um maestro, assim o Santo Espírito harmoniza as vidas dos membros da igreja de Cristo. 
Resultado: “Enquanto isso acrescentava-lhes o Senhor os que iam sendo salvos”.

II – QUAIS MUDANÇAS OCORRERAM NA A IGREJA CONTEMPORÂNEA?

(1) Evangelismo Superficial (Evangelismo “The Flash”). Queremos resultados, e mutilamos o evangelho. Nós dizemos: "Jesus te ama". Porque não dizemos: "Jesus está irado com você?" Cl 3.6; Ef 2.3; 5.6; Rm 9.22.

Hoje se usa: “As Quatro Leis Espirituais”. “Como ganhar o céu?” Etc. Hoje se diz: "Dê uma chance pra Jesus". A nossa geração não sabe nada sobre convicção de pecados. Os antigos pregavam a Lei de Deus e não tinham pressa. John Bunyan agonizou 18 meses em convicção de pecados antes de descansar na Graça de Deus. É preciso que o pecador sinta a culpa de seu pecado.

Nós dizemos: “No fundo ele é um bom homem”. No fundo ele é pior. Devemos pregar para que haja tristeza segundo Deus que produz arrependimento. Só depois vem alegria do Espírito Santo por uma vida regenerada.

(2) Filosofia do Negócio. (Igreja Supermercado).

(3) Priorização de Números. (Quantidade mais importante do que qualidade).

(4) Teologia do Divertimento. (Programas Topa-tudo-por-dinheiro).

A adoração é o elo perdido entre o povo evangélico hoje.

(5) Louvor Biônico – é o louvor programado pela mídia evangélica. (Canta-se o que está na moda). 
Já vivemos vários períodos desde a década de 90: (1) – A Koinonização do Louvor – Grupo Koinonia; (2) Alinealização do louvor – Aline Barros; (3) Cassianização do louvor – Cassiane; (4) Diante-do-trononização do louvor Diante do Trono.


Conclusão: Oremos para que a nossa igreja demonstre como nos dia dos apóstolos as mesmas verdades e a mesma maneira de viver. Não precisamos de uma nova igreja, precisamos de uma igreja nova. Podemos não ser uma grande igreja, basta sermos uma igreja grande.

 

SOLI DEO GLORIA NUNC ET SEMPER

 

Fonte: Os Atributos de Deus e outros artigos - Pr. Antônio Pereira da Costa Júnior, 2007.

0 comentários:

Postar um comentário