sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Ele Virá - Dani Sancon (Aluna da FATESA - Casa do Saber)





Gostaria de compartilhar uma pequena reflexão, que já há alguns meses está em minha mente. Eu trabalho em São Paulo, e o horário que eu saio do trabalho é bem tarde, geralmente eu pego um dos últimos trens, por volta das 23h30/23h45. Como o meu temperamento é mais voltado para o melancólico (depois se quiserem aprender um pouco mais sobre os temperamentos, recomendo o livro Temperamento Controlado Pelo Espírito– Tim La Haye), eu não ligo nem um pouco de voltar sozinha, em um horário em que o movimento de pessoas já não é tão grande; pelo contrário, esse é um dos momentos que mais gosto, pois a solidão me faz pensar. Foi num desses dias, que estava voltando do trabalho, que o Espírito Santo me levou a uma reflexão.

Como de costume, eu pego um trem do centro de São Paulo até a cidade em que moro, e depois, pego mais um ônibus até a minha residência. Esse ônibus, geralmente é o último e passa por volta da meia noite e quinze. Eu cheguei ao ponto de ônibus por volta da meia noite, estava muito cansada e me sentei em um dos bancos da estação. Nesse horário eram poucas as pessoas que estavam por ali. Alguns ônibus foram passando, as pessoas foram embarcando e por um momento eu me vi sozinha.

Nesse dia eu estava muito cansada, e me esforçava pra me manter acordada, eu sabia que o último ônibus da linha que eu pego ainda não tinha passado, naquele dia, não sei se por conta do meu cansaço, ele parecia estar demorando demais. Foi aí que o Espírito Santo começou a me ensinar algumas coisas interessantes. Cansada e só, Deus falou fortemente comigo. Levou-me a pensar no arrebatamento da igreja, eu me lembro como se fosse hoje, uma frase ficou em minha mente: Ele virá.

Compartilho aqui então alguns pontos relevantes, fazendo uma comparação ao arrebatamento da igreja.



Situação no ponto de ônibus


Analogia ao Arrebatamento da Igreja

1

Eu sabia que existia um ônibus que podia me levar de volta para casa.
                                                     

Eu conheço o Evangelho, sei das Boas Novas, sei que no céu há um lugar preparado para os salvos. Tenho plena consciência de que minha pátria não é aqui, que estou nessa terra de passagem.

João 14.2 – “Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito: vou preparar-vos lugar.”.

1 Pedro 2.11 – “Amados, insisto em que, como estrangeiros e peregrinos no mundo, vocês se abstenham dos desejos carnais que guerreiam contra a alma.”.

2

Eu sabia que esse ônibus não passava em qualquer lugar, ele tinha um ponto de parada específico, e se eu tivesse fora desse ponto eu não ia conseguir embarcar no ônibus.


Eu sei que existe um lar celestial, mas só há um meio de chegar até lá, e esse meio é Jesus. Não adianta, por meus esforços, fazer qualquer coisa pra alcançar a salvação, não adianta ser "bonzinho", fazer caridade, etc.; se eu não estiver no ponto, que é Jesus, eu não consigo alcançar a salvação e chegar à pátria celestial.

João 14.6 – “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, senão por mim.”.
                                  
Romanos 10.9 – “A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo.”.

3

Pelo horário que eu cheguei no ponto, eu tinha certeza que o último ônibus ainda não tinha passado, porém não sabia exatamente a hora que ele iria passar.


A bíblia fala que ninguém sabe o dia nem a hora em que Jesus virá para levar os salvos desta terra para o céu. Recentemente algumas pessoas ficaram apreensivas pensando que o mundo iria acabar em 2012, porém, disso a Bíblia deixa bem claro que:

Marcos 13.32 – “Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos que estão no céu, nem o Filho, senão o Pai.”.

Mateus 25.13 – “Vigiai pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do Homem há de vir”.

 Nós não sabemos nem o dia e nem a hora que Jesus irá voltar, mas nós temos uma certeza: Ele virá.

4

Eu estava cansada e com sono, e eu fiz um grande esforço pra me manter acordada, pois eu sabia que se eu dormisse, ou mesmo que desse uma pequena cochilada, o ônibus iria passar e eu iria ficar, e não teria uma segunda chance, pois aquele era o último ônibus.


A nossa caminhada na fé nem sempre é fácil, passamos por muitas dificuldades. Às vezes é preciso fazer um esforço muito grande pra se manter de pé, acordados. Mas Jesus mesmo disse que no mundo passaríamos por aflições, Ele não nos privou das dificuldades, mas prometeu estar conosco todo o tempo.

João 16.33 – “Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.”.

I Pedro 5.7 e 9 – “Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. / Ao qual resisti firmes na fé: sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo.”.

Quando passamos por dificuldades, temos que nos manter firmes em Jesus.


5

O ônibus parecia demorar muito, e eu se quisesse, podia ter me ocupado com outras coisas pra tentar passar o tempo mais rápido, como por exemplo, um livro, joguinhos no celular, internet, etc.; e essas coisas podiam atrapalhar minha atenção, a ponto do ônibus passar e eu nem perceber.


Atualmente, parece que muitas coisas tem tirado a atenção das pessoas para o que realmente importa. As facilidades chegaram, é tudo muito rápido, tudo fácil. As pessoas se preocupam com seus empregos, suas faculdades, o estilo de vida que querem manter, o corpo bonito que querem ter, viagens, passeios, festas... e não há nada de errado em se preocupar com essas coisas, o errado é perder o foco por causa delas, o errado é desejar mais as coisas desse mundo do que as coisas do céu. Até mesmo muitas igrejas têm pregado mais sobre prosperidade e riquezas aqui na terra do que sobre as riquezas que há no céu. Sobre isso Jesus fala em Lucas 12, sobre o rico insensato.

Lucas 12.19-21 – “E direi à minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos: descansa, come, bebe e folga. Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado para quem será? Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus.”.

Nossa esperança deve ser o céu, não importa como vamos passar por este mundo (se com dificuldades, se com enfermidades, se sem riquezas, sem carro do ano, sem casa própria, sem casa na praia ou casa de campo, etc..), o que importa é que vamos chegar no céu. Não devemos nos “entreter” com as coisas desse mundo, pois senão Jesus vem e a gente fica.

6

Eu estava com fome, fome às vezes deixa as pessoas mal humoradas, mas como eu sabia que o ônibus já estava prestes a passar eu nem dei muita atenção a esse detalhe, pois pensava: logo o ônibus passa e quando eu chegar em casa eu posso jantar e então não terei mais fome.


Ter os olhos fixos no céu nos faz enxergar os problemas menores, pois sabemos que embora passemos por toda a sorte de dificuldades aqui na terra, nosso lar não é aqui, e logo estaremos no lar celestial com o nosso Pai por toda a eternidade, onde não haverá choro, não haverá fome, não haverá problemas de nenhuma espécie.

Apocalipse 21.4 – “ E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.”.

Quando olhamos dessa forma é como se os problemas diminuíssem, eles não deixam de existir, mas a gente não dá tanta importância a eles.

7

Eu tive de manter meus olhos fixos para saber a hora que o ônibus passaria. Se eu desviasse o olhar ele podia passar e eu não ver.


É preciso ter os olhos fixos no céu. É preciso desejar cada dia mais a nossa pátria querida. Não importa se aqui na terra está bom ou se está ruim, o que importa é que o nosso lar não é aqui, é no céu. E as riquezas do céu são inimagináveis.

I Coríntios 2.9 – “Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam.”.

Quando eu era criança eu costumava ficar pensando em como o céu devia ser bom, mas eu não encontrava nada com que pudesse comparar aqui na terra, como por exemplo, dizer que o céu é tão bom como sorvete de chocolate. Até que um dia eu cheguei a conclusão de que se eu pegar um pacote e juntar todas as coisas boas aqui da terra, como os lugares mais bonitos do mundo, as comidas mais gostosas, os esportes mais prazerosos, as obras de arte mais magníficas, as mais belas composições musicais, etc., nem de longe vai dar pra chegar a uma ideia de quão bom é o céu. Só que o inverso também é verdade, se juntarmos toda a maldade do mundo, tudo de horrível que há, ainda assim, nem de longe teremos a ideia de quão terrível é o inferno, pois no inferno passará a eternidade sem Deus, e isso é a pior coisa que pode acontecer.

8

Eu podia desistir a qualquer momento de ficar esperando o ônibus, poderia ir para o shopping, pra balada, ou qualquer outro lugar, mas eu sabia o quê eu iria perder se desistisse, eu simplesmente não iria chegar em casa naquele dia. Minha mãe ficaria me esperando chegar no portão, mas eu não iria chegar, porque por algum motivo eu desisti de esperar e não tomei o último ônibus.


Deus nos deu o livre arbítrio, nós podemos fazer nossas próprias escolhas. Ele nos mostra o caminho, mas nós que decidimos se vamos trilhar ou não esse caminho. Ele nos deu o meio de chegar até Ele - Jesus - mas nós que escolhemos se vamos "embarcar no ônibus ou não".

1 Timóteo 4.1 – “Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé...”

E nós sabemos as consequências de nossas escolhas. Podemos se quisermos, trocarmos o que é eterno pelo que é passageiro (por aquilo que chamamos de os "prazeres terrenos"), mas colheremos na eternidade os frutos das escolhas que fizermos aqui na terra.

9

Eu podia até nem estar naquele ponto de ônibus aquele dia voltando do trabalho, por algum motivo eu podia estar em qualquer outro lugar, talvez totalmente bêbada e drogada a ponto de nem mais saber como chegar de volta em casa.


O diabo até hoje não se conforma, ele queria ser mais que Deus, porém ele não conseguiu e nunca vai conseguir; portanto ele tenta destruir o que Deus fez de mais belo, o homem. O diabo tem tentado de todas as formas deturpar e denegrir a imagem de Deus no homem.  As vezes tem pessoas que se encontram nessa situação, estão tão longe de Deus que já não conseguem mais encontrar o caminho de volta. Cabe a nós, entregar a elas a mensagem do Evangelho, mostrar que existe um caminho, mostrar que elas podem receber Jesus e juntamente conosco esperar pela sua vinda, porque uma coisa é certa: Ele virá.

Marcos 16.15-16 – “E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.”.

10

O ônibus veio, aquele dia especialmente parece que demorou uma eternidade (talvez porque Deus queria que eu aprendesse algo), mas ele veio.


Assim também Jesus virá. Não importa o quanto pareça que ele demore, mas ele virá.
E se morrermos hoje? Qual será o nosso destino? A bíblia diz em Jó 8.9 que “...nossos dias sobre a terra são tão transitórios como uma sombra.”.
Permaneçamos firmes, pois o caminho é estreito!

Apocalipse 2.10 in fini – “Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida.”.

Apocalipse 3.5 – “O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante de seus anjos.”.


Glória a Deus!  Essa é nossa esperança! É por isso que não vivemos conforme esse mundo, porque temos uma certeza: Jesus virá. Ele virá. Prometeu e será fiel. Vale a pena esperar! Ele virá!.



0 comentários:

Postar um comentário