domingo, 16 de outubro de 2011

Deus NUNCA está ocupado - Cidinha Britto

 “Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti, que trabalhe para aquele que nele espera” (Isaías 64.40).

São muitos os textos bíblicos que nos mostram Deus,  trabalhando, sempre em plena atividade. Apesar de tantos "afazeres" Ele nunca está ocupado. Esta afirmação parece contraditória, mas não é, quando se trata de Deus. Como alguém pode trabalhar tanto e nunca estar ocupado?

Para nós seres humanos, temporais, limitados ao tempo e espaço, isso é impossível. Dificilmente conseguimos fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo, até porque existem trabalhos que exigem de nós atenção e dedicação total. Motivo pelo qual a nossa relação com o trabalho nem sempre é prazerosa, por vezes, junto com a ocupação vem a preocupação, basta uma lista de tarefas para tirar o sono de algumas pessoas.

No cumprimento das “obrigações” diárias, nos fadigamos e para não deixarmos trabalho acumulado precisamos nos organizar. Às vezes anotamos as tarefas do dia, da semana, do mês e até do ano numa agenda para não nos esquecermos de nenhuma delas. Para nós, estar fazendo alguma coisa, (importante ou não) é o mesmo que estar ocupado. Estar ocupado é estar indisponível, e é mais uma das inúmeras, incontáveis diferenças que existem entre nós e Deus. A nossa indisponibilidade pode nos afastar do lazer, dos amigos, da família, de nós mesmos. Isso é inaceitável, portanto precisamos ficar atentos para exercermos uma boa administração do tempo que nos foi dado. O problema da falta de tempo se agrava mesmo, quando estamos ocupados demais para nos relacionar com Deus. 

Ele é um Deus sempre ativo, que trabalha, e o faz por nós, não porque mereçamos, mas porque precisamos, e, acima de tudo, porque Ele assim o quer. “Quando vejo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que preparaste; que é o homem mortal para que te lembres dele? E o filho do homem, para que o visites? Contudo, pouco menor o fizeste do que os anjos e de glória e de honra o coroaste. Fazes com que ele tenha domínio sobre as obras das tuas mãos; tudo puseste debaixo de seus pés: todas as ovelhas e bois, assim como os animais do campo; as aves dos céus, e os peixes do mar, e tudo o que passa pelas veredas dos mares” (Salmos 8.3-8).

O Deus Criador dos céus, da Terra e de tudo que neles há, busca um relacionamento profundo conosco. Relacionamento é amizade, é contato, é conversa, é comunhão. Por isso no relacionamento com Deus não pode faltar aquilo que a Bíblia chama de oração, mas não nos esqueçamos de que oração não é somente petição, ainda que "petição" faça parte da oração. Porque embora Deus esteja sempre disponível, Ele não é um MEIO para conseguirmos o que desejamos. Quando nos aproximamos dEle precisamos estar cientes de que vamos ao encontro de um amigo.  Um amigo que nos ama, nos ouve e nos entende, um amigo a quem devemos, sobretudo, amar, obedecer e servir. Deus sabe de tudo o que precisamos “porque vosso Pai sabe o que vos é necessário antes de vós lho pedirdes” (Mateus 6.8), Ele tem prazer em nos abençoar, mas principalmente em conversar conosco.

Para que haja conversa, diálogo, é necessário que falemos com Ele, e Ele conosco. Nós falamos com Deus através da oração, mesmo que silenciosa, e Deus fala conosco através de Sua Palavra escrita, através das pessoas, além de falar diretamente ao nosso “coração”. “Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas” (Apocalipse 3.22).    

Para falar com Deus e ouvi-lo falar conosco, precisamos ter o coração aberto e os ouvidos sempre atentos, pois Ele pode falar conosco enquanto trabalhamos, descansamos, nos entretemos, ou seja, o tempo todo. Mas também precisamos dispor de um tempo só para Ele, o que não é fácil, com a vida agitada que levamos. Tempo é uma das coisas mais difíceis de abrir mão, aliás, para a maioria das pessoas, parece ser mais fácil doar bens materiais do que tempo. Como não encontramos tempo para fazer tudo que desejamos, sempre temos que sacrificar algo, geralmente aquilo de que menos gostamos. Ao que parece, o que importa mesmo é que tenhamos tempo para as coisas que julgamos mais importantes. 

Infelizmente, há momentos em nossa vida em que Deus não é reconhecido nem "valorizado", e assim, vai sendo “empurrado” para algum “canto” de nossos corações, para o “se sobrar tempo”. Contudo, não podemos nos conformar com isso, porque Deus é Soberano “O SENHOR reina; está vestido de majestade” (Salmos 93.1) e ao Rei dos reis e Senhor dos senhores, não podemos entregar menos do que o TUDO que temos e somos “Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas” (Mateus 6.33).

À medida que reconhecemos a Soberania de Deus sobre nossas vidas, dedicamos maior tempo a Ele, e isso vai se tornando cada vez mais prazeroso. Nosso relacionamento com o Senhor deixa de ser baseado em trocas, e nossa busca passa a ser a de: "nos tornarmos para Ele o que Ele é para nós". AMIGO. 

“...E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça, e foi chamado o amigo de Deus”... (Tiago 2.23). 

Cidinha Britto

3 comentários:

  1. Precisamos reconhecer que Deus já nos deu o tempo certinho, 24 horas é suficiente , uma noite de 8 hora bem dormida é suficiente para o descanso, agora o tempo tem que ser cronometrado por nós,se falta tempo para nos relacionarmos com Deus é porque estamos dando tempos amais para coisa alheias e insignificantes, amei o texto e deixa Deus continuar te usando com suas sabias palavras..bjs Lidiane sua Aluninha..

    ResponderExcluir