“Não sabeis vós, irmãos
(pois que falo aos que sabem a lei), que a lei tem domínio sobre o homem por
todo o tempo que vive? Porque a mulher que está sujeita ao marido, enquanto ele viver, está-lhe ligada
pela lei; mas, morto o marido, está livre da lei do marido. De sorte que, vivendo o marido, será chamada adúltera se for de outro marido;
mas, morto o marido, livre está da lei, e assim não será adúltera, se for de
outro marido. Assim, meus irmãos, também vós estais mortos para a lei pelo corpo de Cristo,
para que sejais de outro, daquele que ressuscitou dentre os mortos, a fim de
que demos fruto para Deus. Porque, quando estávamos na carne, as paixões dos pecados, que são pela lei,
operavam em nossos membros para darem fruto para a morte. Mas agora temos sido libertados da lei, tendo morrido para aquilo em que
estávamos retidos; para que sirvamos em novidade de espírito, e não na velhice
da letra” (Romanos 7. 1 -6).
"...
mas, morto o marido, esta está livre da lei..." v.3. A situação, num primeiro
momento, parece um pouco complexa - quem morre? É a Lei? É Cristo? Ou nós?
Trata-se de uma ilustração ao ensino que Paulo está desenvolvendo sobre o alcance
da Lei.
Aqui, Paulo usa a figura do "marido" na condição de senhor,
representando a Lei; usa a figura da "mulher" representando a
"criatura" que está debaixo do jugo dessa mesma Lei, a qual, ao
morrer, no sentido espiritual, e ressuscitar em Cristo, torna-se uma nova
criatura, agora sem qualquer vínculo com Lei. Esta exercia seu domínio sobre o
"velho homem". Mas, o "velho homem" morreu e, pelo batismo
foi sepultado "... juntamente com ele na semelhança da sua morte".
Portanto, uma vez morto, a Lei perdeu todo domínio que exercia sobre aquele
"velha criatura". Assim, o "novo homem" ressuscitado, em
Cristo, está livre para um novo "casamento", agora realizado na
Dispensação da Graça, visto que foi liberto do JUGO DA LEI.
Trecho extraído do LIVRO/FATESA
- EPÍSTOLAS PAULINAS I - ROMANOS E GÁLATAS - FATESA - A CASA DO SABER -
CURSOS DE TEOLOGIA.
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