sexta-feira, 29 de junho de 2012

Como Sentir-se Pleno do Espírito Santo Tim Lahaye (trecho - livro)



Capítulo VII
A coisa mais importante na vida de qualquer cristão é sentir-se pleno do Espírito Santo! O Senhor Jesus disse: "Sem mim, nada podeis". Cristo está nos crentes na pessoa do Seu Espírito Santo. Portanto, se estamos plenos do Seu Espírito Ele atua fecundamente em nós. Se não estamos plenos do Espírito Santo somos inúteis.

É quase impossível exagerar-se quão dependentes somos do Espírito Santo. Dependemos dele para nos convencer do pecado anterior e posterior à nossa salvação, para nos dar a compreensão do Evangelho, o que nos possibilita nascer de novo, autorizando-nos a dar nosso testemunho, orientando-nos em nossa vida de oração — na realidade, dependemos Dele em tudo. Não é de se admirar que os maus espíritos tenham tentado imitar a função do Espírito Santo e confundir o Seu trabalho.

Não há provavelmente na Bíblia nenhum tópico sobre o qual haja mais divergências, hoje em dia do que o ser-se pleno do Espírito Santo. Existem muitos cristãos excelentes que parecem equiparar a plenitude do Espírito Santo com a habilidade de falar línguas ou com alguma experiência de êxtase emocional. Há outros que, devido aos excessos observados ou ouvidos nesse sentido, quase eliminaram, por completo, o ensinamento da plenitude do Espírito Santo. Eles apenas não reconhecem a Sua importância na vida deles.

Satã coloca dois obstáculos diante dos homens: 1º) tenta impedi-los de aceitar Cristo como Salvador, e 2º) se fracassa nesse sentido tenta impedir que os homens compreendam a importância e a função do Espírito Santo. Para com um indivíduo já convertido, Satã parece ter dois pontos diferentes de aproximação. Tenta conseguir que os homens associem a plenitude do Espírito Santo com os excessos emocionais ou de maneira antagônica, que ignorem integralmente o Espírito Santo.

Uma das falsas impressões estabelecidas através das pessoas e não da Palavra de Deus é que existe uma "sensação" especial, quando o indivíduo está pleno do Espírito Santo. Antes de examinarmos como sentir-se pleno do Espírito Santo, analisemos o que a Bíblia ensina sobre o que se pode esperar quando se está pleno do Espírito Santo.

O que esperar quando pleno do Espírito Santo

1º) As nove características do temperamento da vida plena do Espírito. (Gl 5.22-23)Já examinamos estas características detalhadamente no capítulo 6, mas a presença delas na vida do crente admite uma ênfase adicional. Qualquer indivíduo que esteja pleno do Espírito Santo há de manifestar essas características! Ele não precisa tentar, ou fingir, ou representar um papel; ele será exatamente assim quando o Espírito tiver controle sobre a sua natureza. Muitos que pretendem ter possuído a "plenitude", ou como alguns a chamam, "a unção", nada sabem sobre o amor, a alegria, a paz, a longanimidade, a benignidade, a docilidade, a fé, ou o autocontrole. Esses são os traços autênticos da pessoa plena do Espírito Santo!

2º) Um coração alegre, grato e um espírito submisso (Ef 5.18-21). Quando o Espírito Santo preenche a vida de um crente, a Bíblia nos narra que Ele o faz possuir um coração que canta, que dá graças e um espírito submisso. "Não vos embriagueis com vinho, fonte de desregramento; mas enchei-vos do Espírito; "Entretei-vos com salmos, hinos e cantos inspirados"; "Cantai e celebrai o Senhor de todo o Coração"; "Dai sempre graças a Deus Pai, por todas as coisas, em nome do Nosso Senhor Jesus Cristo"; "Sede submissos uns aos outros no temor de Deus."

Um coração que canta, que dá graças e um espírito submisso, independente das circunstâncias, são tão antinaturais que apenas podem ser nossos através da plenitude do Espírito Santo. O Espírito de Deus é capaz de transformar um coração sombrio ou contristado em um coração repleto de canções e agradecido. Ele também é capaz de solucionar o problema da rebelião congênita do homem, aumentando-lhe a fé a ponto de compreender que o melhor modo de viver é em submissão à vontade de Deus. Os mesmos três resultados da vida plena do Espírito são também os resultados da vida plena da Palavra, como se encontra em Colossenses 3,16-18.

"Que a palavra de Cristo habite abundantemente em vós: ensinai e admoestai-vos uns aos outros com toda a sabedoria. Do fundo dos vossos corações agradecidos, cantai louvores a Deus, com salmos, hinos e cânticos inspirados. "E tudo o que fizerdes, em palavra ou obra, seja, sempre em nome de Jesus, o Senhor, dando por Ele graças a Deus-Pai. "Esposas, sede submissas aos vossos maridos, como é conveniente, segundo o Senhor."

Não é mero acaso constatarmos que os resultados da vida do Espírito (Ef 5.18-21) e os da vida plena da Palavra sejam únicos e os mesmos. O Senhor Jesus disse que o Espírito Santo é "o Espírito da Verdade" e Ele também disse sobre a Palavra de Deus: "Tua Palavra é a Verdade". Compreende-se facilmente porque a vida plena da Palavra obtém os mesmos resultados da vida plena do Espírito, uma vez que o Espírito Santo é o autor da Palavra de Deus. Isto acentua o erro daqueles que tentam receber o Espírito Santo através de uma experiência única e definitiva em lugar de uma relação íntima com Deus sobre quem Jesus escreveu como "Habitando em mim". Essa relação é possível na vida do cristão quando Deus tem convivência íntima com ele e preenche sua vida através da "Palavra da Verdade" e ele se comunica com Deus através da oração orientada pelo "Espírito da Verdade". O que podemos claramente concluir aqui é que o cristão pleno do Espírito há de ser pleno da Palavra, e o cristão pleno da Palavra obediente ao Espírito há de ser pleno do Espírito.

3º) O Espírito Santo nos concede o poder para dar testemunho (At 1,8). "Mas, quando o Espírito Santo descer sobre vós, recebereis uma força, e então sereis minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia na Samaria e por toda a parte, até os confins da Terra."

O Senhor Jesus disse aos seus discípulos: "Todavia, digo-vos a verdade: convém a vós que eu vá; e se eu não for, o Advogado (Espírito Santo) não virá a vós" (Jo 16,7). Isso explica porque as últimas coisas que Jesus fez antes de sua ascensão ao céu foi dizer aos Seus discípulos, "Mas, recebereis o poder, depois que o Espírito Santo vier a vós: e sereis minhas Testemunhas..." Mesmo embora tivessem os discípulos passado três anos em contato pessoal com Jesus, e tivessem ouvido Suas mensagens várias vezes, e fossem as testemunhas mais bem instruídas que Ele possuía, Ele ainda lhes recomendou "Que não saíssem de Jerusalém, mas que aguardassem o cumprimento da Palavra do Pai" (At. 1,4).

Toda a instrução deles não foi, obviamente, capaz de dar frutos por si mesma, sem o poder do Espírito Santo. Sabe-se bem que quando o Espírito Santo veio no dia de Pentecostes, eles deram testemunho de Sua potência, e três mil pessoas foram salvas. Também nós podemos ter a esperança de possuir a faculdade de testemunhar quando plenos do Espírito Santo. Quisera Deus que existisse tanto anseio por parte do povo de Deus a ser autorizado a dar testemunho do Espírito como o há em ter alguma experiência de estática ou emocional com o Espírito Santo.

O poder de dar testemunho do Espírito Santo não é sempre perceptível, mas deve ser aceito pela fé. Quando tivermos encontrado as condições para a plenitude do Espírito Santo, devemos ser cuidadosos em acreditar se temos ou não dado testemunho da potência do Espírito para observar os resultados. Uma vez que o Espírito Santo demonstrou tão dramaticamente Sua presença no dia de Pentecostes e uma vez que, ocasionalmente, percebemos a evidência do Espírito Santo em nossas vidas, chegamos a pensar que isso é sempre óbvio, mas essa concepção é errônea. É possível dar-se testemunho da potência do Espírito Santo e ainda assim não se ver um indivíduo alcançar um conhecimento salvador de Cristo, pois no plano soberano de Deus decidiu Ele, jamais violar o direito de livre arbítrio do homem. Portanto, um homem pode ter testemunhado a potência do Espírito Santo e ainda rejeitar o Salvador. A testemunha pode então ir-se embora com a ideia errônea de ter sido incapaz apenas porque não teve êxito. Não se pode sempre igualar o êxito do testemunho com o poder de testemunhar!

Recentemente, foi privilégio meu observar um homem de oitenta anos. Devido à sua idade e a um problema particular, fiz um esforço especial de estar nas condições de sentir-me pleno do Espírito Santo antes que eu fosse à sua casa. Ele prestou muita atenção quando lhe apresentei o Evangelho usando as "Quatro leis espirituais". Quando terminei e perguntei se ele gostaria de receber Cristo imediatamente, ele disse: "Não, ainda não estou preparado". Fui embora perplexo ao verificar que um homem de oitenta anos de idade "ainda não estava preparado" e conclui que não dera testemunho do Espírito Santo.

Pouco tempo mais tarde voltei para ver o homem e descobri que ele havia completado seu octogésimo primeiro aniversário. Uma vez mais comecei por apresentar o Evangelho a ele, mas ele me informou que já havia recebido Cristo. Ele havia estudado novamente as Quatro leis espirituais que eu escrevera numa folha de papel e, sozinho, em seu quarto ajoelhara-se e solicitara que Cristo Jesus se integrasse em sua vida como Salvador e Senhor. Posteriormente ponderei quantas outras vezes em minha vida, por não ter percebido uma réplica imediata do Evangelho, eu concluíra erroneamente que o Espírito não me fizera pleno da Sua potência de dar testemunho. Pode-se ter certeza, que uma vida cristã, quando plena do Espírito Santo dará frutos. Pois se examinarmos o que Jesus quis dizer com "Habita em mim" (Jo 15) e o que a Bíblia ensina em relação ao sentir-se "Pleno do Espírito", havemos de concluir que são uma única e mesma experiência. Jesus disse: "Aquele que habita em mim e eu nele, dará muito fruto..." Portanto, podemos chegar à conclusão de que a vida perene ou plena do Espírito dará fruto. Mas é errado exigir-se que toda oportunidade de testemunhar demonstre se somos ou não autorizados pelo Espírito a dar testemunho. Em vez disso, devemos encontrar as condições para a plenitude do Espírito Santo e então acreditar, não pelos resultados, ou visão, ou sensação, mas através da fé, que estamos plenos.

4º) O Espírito Santo glorificará Jesus Cristo (Jo 16,13-14). "Quando Ele vir, o Espírito da verdade, conduzir-vos-á à Verdade completa. Pois não há de falar por si mesmo, mas dirá tudo que tiver ouvido, e anunciar-vos-á as coisas futuras. "Ele me glorificará, porque receberá do que é meu para vos anunciar."

Um princípio fundamental deve ser sempre lembrado em relação à função do Espírito Santo: Ele não se glorifica, mas ao Senhor Jesus Cristo. Se em qualquer época, alguém a não ser o Senhor Jesus recebe a glória, pode-se estar certo de que tal fato não ocorreu na potência ou sob a direção do Espírito Santo, pois o Seu mister explícito é glorificar Jesus. Essa prova sempre deve ser dada a qualquer trabalho que reivindique ser tarefa do Espírito de Deus.

O falecido F. B. Meyer narrou a história de uma missionária que o procurou em uma conferência sobre a Bíblia, após ter ele abordado o tema de como sentir-se pleno do Espírito Santo. Ela confessou que jamais se sentira conscientemente plena do Espírito Santo e que estava se dirigindo à capela para passar o dia em análise de sua alma para ver se conseguiria receber sua plenitude.

Naquela mesma noite ela retornou exatamente quando Meyer deixava o auditório. Ele perguntou "Como foi, irmã?", e ela disse: "Não estou muito certa". Perguntou-lhe o que havia feito e ela explicou suas atividades do dia, a leitura da Bíblia, oração, confissão de seus pecados e o pedido pela plenitude do Espírito Santo. Depois declarou: "Não me sinto plena do Espírito Santo". Meyer perguntou: "Diga-me, irmã, como vão as coisas entre a senhora e o Senhor Jesus?" O rosto dela se iluminou e, com um sorriso, respondeu: "Oh, Dr. Meyer, jamais tive um período mais abençoado de relacionamento com o Senhor Jesus em toda a minha vida". Ao que ele lhe respondeu: "Irmã, isso é o Espírito Santo". O Espírito Santo sempre tomará o crente mais cônscio do Senhor Jesus do que dEle próprio.

Num retrospecto, vamos resumir o que podemos esperar quando plenos do Espírito Santo. Muito simplesmente, as nove características de temperamento do Espírito Santo, um coração que canta e dá graças, que nos concede uma atitude submissa e a faculdade de dar testemunho. Essas características glorificarão o Senhor Jesus Cristo. E quanto à "sensação" ou "experiências de êxtase"? A Bíblia não nos diz para esperar tais coisas, quando plenos do Espírito Santo; portanto, não devemos aguardar o que a Bíblia não promete.

Como sentir-se pleno do Espírito Santo

A plenitude não é uma bagagem facultativa na vida cristã, mas um mandamento de Deus! A Carta aos Efésios (5.18) nos diz: "Não vos embriagueis com vinho, fonte de desregramento, mas enchei-vos do Espírito". Essa declaração está no modo imperativo; portanto devemos tomá-la como uma ordem. Deus nunca nos impede cumprir Seus mandamentos. Portanto, obviamente, se Ele nos ordena ficar plenos do Espírito Santo, e Ele o faz, então é possível que fiquemos plenos de Seu Espírito. Gostaria de sugerir cinco orientações simples para sentir-se pleno do Espírito Santo:

1º) Auto-análise (At 20.28 e 1 Co 11.28). O cristão interessado na plenitude do Espírito Santo, deve, regularmente, "ter o cuidado" de "examinar-se". Deve fazê-lo não para verificar se pode se equiparar aos padrões das outras pessoas ou se satisfaz às tradições e exigências de sua igreja, mas para constatar os já previamente citados resultados de sentir-se pleno do Espírito. Se ele descobre que não está glorificando Jesus, se não tem o poder de dar testemunho, ou se lhe falta um espírito alegre e submisso ou as nove características de temperamento do Espírito Santo, então a sua auto-análise lhe indicará as áreas em que está deficiente e lhe revelará o pecado que as origina.

2º) Confissão de todo pecado conhecido (1 Jo 1.9). "Se confessamos nossos pecados, fiel e justo é Ele para perdoar-nos e purificarmos de toda iniqüidade."

A Bíblia não discrimina um ou outro pecado, mas parece considerar todo pecado igualmente. Após examinarmo-nos à luz da Palavra de Deus, devemos confessar todo pecado que nos foi trazido à mente pelo Espírito Santo, incluindo aquelas características da vida plena do Espírito que nos faltam. Até que comecemos a considerar nossa falta de compaixão, nossa ausência de autodomínio, nossa carência de humildade, nossa ira em vez de docilidade, nossa acrimônia em vez de bondade, nossa descrença em vez da fé, como pecado, jamais teremos a plenitude do Espírito Santo. Entretanto, no instante em que reconhecemos essas deficiências como pecado e as confessamos a Deus, Ele "nos purificará de toda iniquidade". Até que tenhamos feito isso não poderemos alcançar a plenitude do Espírito Santo, pois ele apenas preencherá "almas puras" (2 Tm 2.21).

3º) Submissão completa a Deus (Rm 6.11-13). "Do mesmo modo, considerai-vos também vós, como mortos para o pecado e vivos para Deus, em Cristo Jesus nosso Senhor. Não reine, pois, o pecado em vosso corpo mortal, sujeitando-vos às suas paixões. Não ponhais vossos membros a serviço do pecado como armas de injustiça; mas como quem ressurge da morte para a vida, ponde-vos, a vós e a vossos membros, quais armas de justiça, a serviço de Deus."

Para se sentir pleno do Espírito Santo, o indivíduo deve pôr-se inteiramente à disposição de Deus para fazer qualquer coisa que o Espírito Santo ordene. Se existe em sua vida algo que você não esteja disposto a fazer ou a ser, então você está resistindo a Deus, e isso sempre limita o Espírito de Deus! Não cometa o engano de ter medo de se entregar a Deus! A Carta aos Romanos nos diz (8.32): "Ele que não poupou ao próprio Filho, mas O entregou por todos nós, como não nos daria tudo juntamente com Ele?" É óbvio, nesse versículo, que se Deus nos amou tanto a ponto de nos dar Seu Filho para que morresse por nós, certamente não está interessado em coisa alguma, exceto no nosso bem; portanto, podemos confiar Nele com as nossas vidas. Não se encontrará jamais cristão infeliz em meio à vontade de Deus, pois Ele complementará as Suas instruções com disposição e desejo de cumprir a Sua vontade.

A resistência ao Senhor através da rebeldia, obviamente, extingue a plenitude do Espírito. Israel restringiu o Senhor, não somente pela falta de fé, mas, como o Salmo 78.8 nos conta, por se tornar uma "geração obstinada e rebelde; uma geração que não orientou sua alma corretamente e cujo espírito não se mantinha inabalável em Deus". Toda resistência à vontade de Deus impedirá sentirmo-nos plenos do Espírito Santo. Para que nos sintamos plenos do Espírito Santo, devemos nos submeter ao Seu Espírito, assim como um homem se submete ao vinho para sentir o seu efeito.

A Carta aos Efésios (5.18) diz: "Não vos embriagueis com o vinho... mas enchei-vos do Espírito". Quando um homem está bêbado, é presa do álcool; vive, age e é dominado pela sua influência. Assim acontece com a plenitude do Espírito Santo; as ações do homem devem ser dominadas e prescritas pelo Espírito Santo. Para os cristãos devotos, isto, muitas vezes, é o mais difícil de fazer, pois podemos sempre achar um propósito digno para as nossas vidas, não compreendendo que estamos, freqüentemente, plenos de nós mesmos, em vez de plenos do Espírito Santo, quando tentamos servir ao Senhor.

Neste último verão, quando pregava para alunos do curso colegial e superior, tive um testemunho emocionante vindo de um estudante clerical, que disse ter, pela primeira vez, compreendido o que significava sentir-se pleno do Espírito Santo. Que eu soubesse, não era ele culpado dos pecados do cristão lascivo. Na verdade, possuía ele somente uma área de resistência em sua vida. Ele gostava muito de pregar, e as possibilidades de ser um pastor ou um evangelizador muito o atraíam, mas não queria que Deus fizesse dele um missionário. Durante aquela semana o Espírito Santo falou ao rapaz sobre essa vocação específica, e quando ele tudo submeteu ao Senhor e disse: "Sim, irei aos confins da Terra", pela primeira vez sentiu a sensação da verdadeira plenitude do Espírito Santo. Chegou mesmo a dizer, "Não creio que o Senhor me queira como um missionário; Ele apenas desejava que eu me dispusesse a ser um missionário".

Quando der sua vida a Deus, não acrescente qualquer restrição ou condição. Ele é um Deus de tal amor que você se lhe pode dar, com segurança, sem reserva, ciente de que o plano Dele na utilização de sua vida é muito melhor do que os seus. E, lembre-se, que a atitude de submissão é absolutamente necessária para a plenitude do Espírito de Deus. Sua vontade é a vontade da carne, e a Bíblia diz que "a carne a nada beneficia".

A submissão é, às vezes, difícil de discriminar uma vez que tenhamos respondido às cinco grandes perguntas da vida: 1) Onde cursarei a universidade? — 2) Que carreira seguirei? — 3) Com quem me casarei? — 4) Onde irei morar? — 5) Onde frequentarei a igreja? Um cristão pleno do Espírito será sensível à orientação do Espírito tanto nas pequenas quanto nas grandes decisões. Mas já tenho observado que muitos cristãos que já tomaram a decisão adequada, no que se refere às cinco grandes perguntas, não se sentem ainda plenos do Espírito.

Alguém já sugeriu que ser-se submisso ao Espírito é ser-se acessível ao Espírito. Pedro e João nos Atos (3) são um bom exemplo disso. Estavam a caminho do templo para orar quando viram um aleijado a pedir esmolas. Porque eram sensíveis ao Espírito Santo, eles o curaram "em nome de Jesus Cristo de Nazaré". O homem começou a saltar louvando a Deus até que uma multidão se ajuntou. Pedro, ainda suscetível ao Espírito Santo, começou a pregar; "muitos dos que haviam escutado creram, e o número dos homens subiu para cinco mil, aproximadamente" (At 4,4).

Muitas vezes temo que estejamos tão entrosados em uma boa atividade cristã que não estejamos "disponíveis" para a orientação do Espírito. Em minha própria vida, já observei que se alguém me pede para fazer algo bom e eu dou uma resposta negativa, é ato mais da carne que do espírito. Muitos cristãos disseram "não" ao Espírito Santo quando ele lhes ofereceu uma oportunidade de ensinar na Escola Dominical. Pode ter sido o superintendente da Escola Dominical que tenha pedido, mas também ele está à procura da orientação do Espírito Santo. Muitos cristãos dizem "Senhor, eis-me aqui, utilizai-me"!, mas quando convocados a fazer as visitas ou testemunhar estão demasiadamente ocupados com a pintura, com o boliche ou exercendo alguma outra atividade que intervém. Qual é o problema? Apenas não estão disponíveis. Quando um cristão se entrega a Deus "como aqueles que ressuscitam dos mortos", arranja tempo para fazer o que o Espírito lhe ordena.

4º) Peça para sentir-se pleno do Espírito Santo (Lc 11,13). "Se vós pois, que sois maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai do céu dará o Espírito Santo aos que o pedirem!"

Quando um cristão já se examinou, confessou todos os pecados dos quais é cônscio e entregou-se, sem reserva a Deus, está então apto a fazer a única coisa que deve fazer para receber o Espírito Santo. Muito simplesmente, pedir para sentir-se pleno do Espírito. Qualquer indireta aos crentes modernos sobre espera, protelação, mão-de-obra ou padecimento é sugestão do homem. Apenas aos discípulos foi dito que esperassem, e isso porque o dia de Pentecostes não havia ainda chegado. Desde aquele dia os filhos de Deus têm apenas de pedir Sua plenitude para conhecê-la. O Senhor Jesus compara isto com o tratamento de nossos filhos terrenos. Certamente um bom pai não fará seus filhos pedirem algo que eles os ordena possuir. Muito menos Deus nos faz suplicar sentirmo-nos plenos do Espírito Santo que Ele já ordenou. E é simples assim! Mas não se esqueça da Etapa n.° 5.

5º) Acredite-se pleno do Espírito Santo! E agradeça a Ele a Sua plenitude. "Quem, pelo contrário, tem dúvidas e apesar disso come, incorre em condenação, porque não age com convicção de fé. Tudo quanto não procede da convicção de fé é pecado." (Rm 14.23)

"Em todas as circunstâncias, rendei graças, pois esta é a vontade de Deus a vosso respeito, em Cristo Jesus." (1 Ts 5.18)É aqui que muitos cristãos ganham ou perdem a batalha. Após se terem examinado, confessando todos os pecados que reconhecem, após se terem entregado a Deus pedindo-lhe a Sua plenitude, encontram-se diante de uma decisão: a de se acreditarem plenos, ou a de partilhar da descrença, em cujo caso então pecaram, pois "tudo que não procede da convicção de fé é pecado".

O mesmo cristão, que ao fazer um trabalho individual diz ao recém-convertido para "aceitar Deus em Sua Palavra no que concerne à salvação" acha difícil considerar seu próprio conselho quanto à plenitude do Espírito Santo. Ele dirá ao novo filho de Cristo, o qual não possui a certeza da Salvação que está certo de Cristo estar em sua vida porque Ele prometeu penetrar nela se convidado, e "Deus sempre mantém a Sua Palavra". E o mesmo sincero trabalhador individual acredita em Deus quando Ele diz "Quão mais vosso Pai celestial dará o Espírito Santo àqueles que O suplicarem?". Se você já cumpriu satisfatoriamente as quatro primeiras etapas, agradeça então a Deus por Sua plenitude pela Fé. Não espere por sentimentos, não aguarde nenhum sinal externo, mas una sua fé à Palavra de Deus que é independente do sentimento. As sensações de certeza da plenitude do Espírito, muitas vezes, sucedem à nossa aceitação de Deus e Sua Palavra e na crença de que Dele estamos plenos, mas elas não originam a plenitude nem especificam se a possuímos ou não. Crer-se pleno do Espírito é meramente aceitar Deus em Sua Palavra, e este é o único absoluto que este mundo 
possui (Mt 24.35). 

Andar segundo o Espírito

"Portanto: andai segundo o Espírito e não cumprireis os desejos da carne." (Gl 5.16)"Se vivemos pelo Espírito, guiemo-nos também pelo Espírito." (Gl 5.25)"Andar segundo o Espírito" e sentir-se pleno do Espírito Santo não são uma coisa só e nem a mesma coisa, embora sejam muito intimamente relacionadas. Tendo seguido as cinco regras simples para a plenitude do Espírito Santo, um indivíduo pode andar segundo o Espírito precavendo-se de extinguir ou magoar o Espírito (como descreveremos nos dois próximos capítulos) e seguindo as cinco etapas citadas a cada vez que sinta que o pecado se tenha insinuado em sua vida. Sentir-se pleno do Espírito Santo não é uma experiência única que dura a vida inteira. Ao contrário, deve ser repetida muitas vezes. Isso pode ser feito quando se ajoelha no local de devoção, à mesa do café da manhã, no carro quando a caminho do serviço, enquanto se varre o assoalho, enquanto se ouve uma conversa ao telefone — na realidade, em qualquer parte. De fato, andar segundo o Espírito põe o indivíduo em comunhão constante com Deus, que é o mesmo que viver em Cristo. "Andar segundo o Espírito" é livrar-se das fraquezas. Sim, mesmo as maiores fraquezas podem ser vencidas pelo Espírito Santo (capítulo 10). Em vez de ser dominado pelas fraquezas, pode-se ser dominado pelo Espírito Santo. Eis a vontade de Deus para todos os crentes!


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