sexta-feira, 31 de julho de 2015

O homem como mordomo do tempo - Dr. Antonio Sebastião (Diretor da FATESA - Casa do Saber)


Não peça tempo a Deus, porque Deus não tem mais tempo para lhe dar. O tempo que Ele tinha já deu ao homem; deu-o, quantitativamente, igual para todos. O mesmo tempo dado ao Presidente dos EUA, talvez um dos homens mais ocupados da terra, foi também dado a mim e a você, ou seja, 365 dias e 6 horas no ano; elas por elas, 30 dias no mês; 24 horas no dia; 60 minutos na hora; 60 segundos no minuto. Portanto, o tempo do qual o homem necessitava, Deus já lhe deu.

É comum ouvir alguém dizer: eu não tenho tempo, e, o que é pior, há quem diga não ter tempo para Deus ou para fazer alguma coisa pelo Seu Reino. O tempo só vai faltar, principalmente, para as coisas essenciais, se o homem, como mordomo de Deus, estiver administrando mal o tempo que lhe foi dado. Lembre-se que o mordomo pode ser chamado a prestar contas de sua mordomia ao seu senhor. Portanto, administre bem o seu tempo porque Deus não tem mais tempo para lhe dar !

PENSE NISTO !!!

E Deus chamou também Eva! - Dr. Antonio Sebastião (Diretor da FATESA - Casa do Saber)


"E disse o Senhor Deus à mulher: por que fizeste isso?..." - Gênesis 3:13.

O fato de ser a "adjutora" não a isentava de culpa. Ela também conhecia a Palavra de Deus! E Deus - "... ao culpado não tem por inocente..." Naum 1:3. "De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus." - Romanos 14:12. Portanto - "... a alma que pecar, essa morrerá." - Ezequiel 18:4. Ao interrogá-la, Deus queria ouvir a confissão de sua culpa, do seu pecado. No entanto, assim como fizera Adão, mais uma vez, não houve confissão e nem reconhecimento de culpa, mas, transferência de responsabilidade - "... e disse a mulher: a serpente me enganou...". Isto Deus sabia! Ele queria que ela confessasse seu pecado, declarando-se arrependida e pedindo o seu perdão. Isto não aconteceu e, então, Deus nada pôde fazer por ela.


... e Deus não chamou a serpente...
O objetivo de Deus ao chamar Adão e Eva era o de dar-lhes a oportunidade de reconhecerem o erro cometido, arrependerem-se para que pudessem ser perdoados. Deus não procura o homem para castigá-lo, mas para perdoar; não procura para matá-lo, mas para dar-lhe vida. PENSE NISTO! Por esta razão foi que a "serpente", simbolizando Satanás, NÃO FOI CHAMADA - para Satanás não havia mais possibilidade de perdão.

quinta-feira, 23 de julho de 2015

E Deus chamou primeiro a Adão - Dr. Antonio Sebastião (Diretor da FATESA - Casa do Saber)

"E chamou o Senhor Deus a Adão e disse: onde estás?" (Gênesis 3:9). Os dois transgressores, Adão e Eva, estavam diante do Juiz! Porém, a autora da ação penal era Eva; Adão era coautor. Do ponto de vista humano, Eva deveria ser indiciada, primeiro. Porém, Deus chamou primeiramente a Adão. Este detalhe costuma passar despercebido. No entanto, isto não aconteceu por acaso. 

O respeito que Deus tem pelo cumprimento de Sua Palavra - Foi Ele quem disse - "... Eu velo sobre a minha palavra para a cumprir" (Jeremias.1:12). Ao formar a mulher o propósito de Deus foi o de dar ao homem uma companheira para ser sua auxiliar - "... far-lhe-ei uma adjutora para que esteja como diante dele" (Gênesis 2:18). Pelo casamento forma-se uma sociedade e não pode haver sociedade sem que haja autoridade. Assim, o Deus que instituiu o casamento como sendo uma sociedade conjugal, também instituiu uma forma de governo, nomeando uma autoridade. Ficou claro que o líder, o governo, o cabeça da família instituída por Deus, seria o homem - Adão. Por isto Deus o chamou primeiro.

A responsabilidade do líder ou governo escolhido por Deus - Aquele que foi constituído por Deus como líder, como governo, é responsável diante d'Ele tanto por suas ações como também por suas omissões. Por esta razão foi que Adão foi chamado primeiro. Ele era o responsável maior. Não importa o cargo que a pessoa exerça: APÓSTOLOS, PROFETAS, EVANGELISTAS, PASTORES, MESTRES e os demais títulos ministeriais ciados pelos homens, todos, sem dúvida, terão, um dia, que prestar contas de suas mordomias - porque "O Senhor é tardio em irar-se, mas grande em força e ao culpado não tem por inocente..." (Naum 1:3). Precisamos crer na justiça de Deus e que toda essa gente - quer sejam os verdadeiros obreiros que estão abusando do amor e da misericórdia de Deus, ou, principalmente os FALSOS OBREIROS que estão usando indevidamente A Palavra de Deus para enganarem o povo, tirando proveitos pessoais - mais dias ou menos dias também serão chamados por Deus, tal como aconteceu com Adão.

Deus chamou primeiro a Adão - Ele confessou sua miséria, mas não o seu pecado - "... Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu..." (Gênesis 3:10). O fato de estar nu era visível. Não era isto o que Deus queria ouvir de sua boca. Estar nu era uma consequência, porém, a causa ele não declarou. Confessar o seu PECADO - isto Adão não fez. Nem confissão nem arrependimento - transferência de culpa - "... a mulher que me deste...", ou seja, eu não pedi uma mulher; foi o Senhor que quis me dar - então - o culpado é o Senhor. Muitos continuam fazendo o que Adão fez – confessam, e lastimam os males provocados pelo pecado - mas não confessam o pecado. Deus, no entanto, quer ouvir a confissão do pecado - do contrário Ele não poderá perdoar. Pense nisto!

Dois ouvidos e uma boca - Dr. Antonio Sebastião (Diretor da FATESA - Casa do Saber)


"... Mas todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar..." (Tiago 1:19). Deus fez o homem com dois ouvidos e uma só função: ouvir. Com uma só boca, mas, com duas funções: ingerir alimentos e falar. Isto, ao que parece nos dá a dimensão da necessidade de ouvirmos mais, falando menos. Quando falamos, sempre corremos o risco de errarmos mais. Quando ouvimos, especialmente ouvindo os sábios, sempre podemos aprender um pouco mais - "Melhor é ouvir a repreensão do sábio... mas o homem de entendimento cala-se" – (Eclesiastes 7.5 e Provérbios 11.12).

VOCÊ FALA MAIS DO QUE OUVE OU OUVE MAIS DO QUE FALA?


Um preço a ser pago - Dr. Antonio Sebastião (Diretor da FATESA - Casa do Saber)



"Ora, o Senhor disse a Abrão: sai-te da tua terra, e da tua parentela..." - Gênesis 12:1. Deus tinha um plano na vida de Abraão. Ele tinha um pai, já velho, mas seu pai não estava incluído no plano de Deus para sua vida. É certo que ele era um bom filho e amava seu pai, porque se isto não fosse verdade, ele não seria chamado por Deus. Porém, deixar seu pai era um preço exigido por Deus. Há sempre um preço a ser pago por aqueles que recebem uma chamada de Deus - esse preço exige renúncia e obediência - PENSE NISTO!

A alma e o sangue - Dr. Antonio Sebastião (Diretor da FATESA - Casa do Saber)



"Porque a alma da carne está no sangue... porquanto é o sangue que fará expiação pela alma" (Levítico 17:11). Pela Bíblia, alma é sinônimo de vida. O sangue não é a alma e nem alma é o sangue. São duas coisas diferentes. Perceba que está escrito que a alma "está no sangue" e que é pelo sangue que se faz "expiação pela alma". Estar, salvo melhor juízo, é diferente de ser. O sangue é parte do corpo, é matéria, é visível, é palpável! A alma é espiritual, portanto, invisível, não é palpável! Foi colocada no corpo do homem através do "sopro" de Deus. Como sabemos o corpo é o recipiente onde residem a alma e o espírito. O sangue sendo parte deste corpo, ele é o principal depositário da alma. É, pois, através dele que a alma se faz presente em todo corpo, usando-o através dos seus cinco sentidos: visão, audição, paladar, olfato e tato. Afirmar que a alma é o sangue significa falta de conhecimento bíblico.

A Palavra de Deus – o principal hormônio de crescimento da fé - Dr. Antonio Sebastião (Diretor da FATESA - Casa do Saber)


"De sorte que a fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus” (Romanos 10.17). A fé é uma das três coisas que um homem de Deus não pode pedir em oração, porque já tomou posse dela no ato de sua conversão. Ela pode crescer, ou, aumentar, e foi isto que os discípulos pediram a Jesus “... Senhor acrescenta-nos a fé” (Lucas 17.5). Assim, uma das maneiras pelas quais a fé pode ser acrescentada é através da Palavra de Deus - pois se é verdade que ela vem pelo ouvir, também é verdade que ela pode crescer pelo continuar ouvindo e ouvindo a Palavra de Deus.

Crente tipo "ÁGUIA" e crente tipo "GALINHA" - Dr. Antonio Sebastião (Diretor da FATESA - Casa do Saber)

A águia e a galinha pertencem à mesma espécie. Ambas possuem penas que é uma das características da espécie. Em consequência, possuem também asas, sendo, pois vocacionadas para voar. Porém, a águia voa e a galinha não! Na águia, as asas são maiores que o corpo. Desenvolvidas e fortalecidas, levam o corpo às maiores alturas. Assim, o crente tipo “águia” é aquele que procura fortalecer sua fé através de um “regime espiritual”, procura enfraquecer sua carne a fim de que o corpo não se torne pesado, inviabilizando a capacidade de voar. Na galinha, o corpo é maior que as asas, é pesado! No seu desenvolvimento, investe-se na formação da carne. Quanto mais carnuda, mais pesada ela fica, e menores são suas possibilidades de voar. Algumas com pouca carne até conseguem levantar pequenos voos.

Lembrai-vos da mulher de Ló - Dr. Antonio Sebastião (Diretor da FATESA - Casa do Saber)


Lembrai-vos da mulher de Ló” (Gênesis 17.32). Uma advertência feita por Jesus! Porém, a Bíblia não nos leva a entender que ela fosse uma esposa infiel ou mãe irresponsável. Criou duas filhas que, embora estando noivas e residindo em Sodoma – segundo declarou Ló – “... ainda não conheceram varão...”, ou seja, eram virgens (Gênesis 19.8). Seu erro foi amar as coisas e a vida de Sodoma, ou seja, vaidade e materialismo! Sodoma na Bíblia é símbolo do mundo que “está no maligno” (I João 5.19). Portanto, a advertência de Jesus hoje é dirigida para aqueles que amam o “mundo” e as coisas que “no mundo há” (I João 2.15). Assim, não vamos errar onde a mulher de Ló errou!


Obras, não apenas palavra! Realidade, não teoria! - Dr. Antonio Sebastião (Diretor da FATESA - Casa do Saber)


"Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas obras e glorifiquem o vosso Pai, que está nos céus." – (Mateus 5:16). Obras, não apenas palavra! Realidade, não teoria! Os homens podem não ler a Bíblia, mas “lerão” as vidas dos crentes através dos seus testemunhos. Gostando do que “leram”, depois poderão ler a Bíblia, também. O testemunho de um crente falará mais alto do que qualquer pregação, por seu testemunho ele poderá abrir ou fechar as portas para o Evangelho, pense nisso!

"ÁGUAS", na Bíblia, simbolizam lutas, dificuldades - Dr. Antonio Sebastião (Diretor da FATESA - Casa do Saber)


É o que podemos depreender da oração de Davi – “Livra-me, ó Deus, pois as águas entraram até a minha alma” – Salmo 69.1. Assim podemos afirmar que é somente com muito amor que uma família pode sobreviver às “muitas águas”, conforme afirmou Salomão – “As muitas águas não poderiam apagar esse amor nem os rios afogá-lo” (Cantares 8.7). Sem amor os cônjuges podem se afogar numa poça e a família ser arrastada para o fundo do “mar” por um simples filete de água. Oremos em favor de nossas famílias!

quinta-feira, 2 de julho de 2015

QUANDO O VERDADEIRO SE TORNA FALSO! - Dr. Antonio Sebastião (Diretor da FATESA - Casa do Saber)


Balaão era um profeta verdadeiro! Deus falava com ele - "Então disse Deus a Balaão: não irás com eles, nem amaldiçoarás a este povo, porquanto bendito é". Ele obedecia a Palavra de Deus - "Então, Balaão levantou-se pela manhã e disse aos príncipes de Balaque: ide à vossa terra, porque o Senhor recusa deixar-me ir convosco." - Números 22:12-13.

Todavia, Balaão deixou- se corromper pelo ouro e pela prata do rei Balaque e tornou-se um falso profeta. Esta história repete-se ainda hoje! Assim como o ouro e a prata corromperam aquele profeta, o dinheiro, o poder e a fama continuam corrompendo homens que já foram sinceros e vasos nas mãos de Deus. Quando o interesse e a ambição pessoal ocupam o lugar do compromisso com a Palavra de Deus, então, o homem se torna um falso profeta. No sentido espiritual, perdem a "credencial de profeta", mas continuam "profetizando", e, assim, causando confusão e prejuízos à obra de Deus. Não se deixe enganar por esses falsos obreiros que podem já ter sido homens de Deus, mas que, por interesses pessoais, estão semeando heresias na seara do Senhor. PENSE NISTO!

O ERRO DOS ESCRIBAS E DOS FARISEUS DO "TEMPO" DE JESUS - Dr. Antonio Sebastião (Diretor da FATESA - Casa do Saber)


"Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas" - Mateus, 23.
Eles tinham dois tipos de conduta - uma quando estavam ministrando a Palavra; outra, quando cuidavam de seus próprios interesses! Nas Sinagogas, pareciam uma bênção, verdadeiros exemplos de virtude e santidade! Porém, transmudavam-se ao sair delas! Era como se tivessem duas personalidades que lhes permitissem duas condutas diferentes e antagônicas - uma conduta religiosa, digna de ser imitada e uma conduta perversa e hipócrita que deveria ser rejeitada. É como se tivessem uma "capa para o serviço religioso", a qual pudesse ser deixada num armário, ao saírem das Sinagogas ou das dependências do Templo. SERÁ QUE OS ESCRIBAS E FARISEUS DEIXARAM DISCÍPULOS E ELES CHEGARAM ATÉ NOSSOS DIAS?

O PECADO DA IDOLATRIA - Dr. Antonio Sebastião (Diretor da FATESA - Casa do Saber)


"Não terás outros deuses diante de mim..." Êxodo 20:3.
Israel fez muito mais do que aquilo que Deus proibira. Fez imagens de escultura e encurvou-se diante delas; construiu altares e santuários pagãos! Parece incrível, mas aconteceu! Aconteceu com um povo chamado para ser santo!
MAS NÃO ACONTECEU SÓ COM ISRAEL. Muitas coisas semelhantes estão acontecendo também hoje. Denominações evangélicas não colocam Baal ou Astorete em seus altares, mas colocam o "mundo", colocam o "eu", colocam a "carne", colocam os "interesses financeiros". Assim, são todas, igualmente, idólatras como foi Israel - porque ídolo é tudo aquilo que ocupa o lugar de Deus em nossas vidas, razão pela qual, o apóstolo João advertiu, dizendo - "Filhinhos, guardai-vos dos ídolos. Amém!" - I João 5:21.

O DEUS APRESENTADO PELA BÍBLIA! - Dr. Antonio Sebastião (Diretor da FATESA - Casa do Saber)

A Bíblia em nenhum dos seus 31.173 versículos procura provar a existência de Deus ou sua origem. No seu primeiro versículo não está escrito que Deus existe, mas que ele é o Criador dos céus e da terra - "No princípio criou Deus os céus e a terra." - Gênesis 1:1. Neste primeiro versículo Deus é apresentado como sendo um Ser perfeito e o Todo Poderoso, o Criador de tudo e de todas as coisas. Deus é o princípio, a causa, a fonte de tudo que existe. A Bíblia não abre qualquer possibilidade de contradição ou de qualquer discussão a respeito de Sua existência. Deus existe e este é um fato acabado, indiscutível! CRER, ou não CRER, é um problema do homem! SE crer, DEUS EXISTE; se não crer, DEUS CONTINUA EXISTINDO. A decisão é do homem. PENSE NISTO!


O POLITEÍSMO - uma invenção do homem - Dr. Antonio Sebastião (Diretor da FATESA - Casa do Saber)

"Vede, isto tão somente achei: que Deus fez o homem reto, mas ele buscou muitas invenções." - Eclesiastes 7:29 - palavras ditas por Salomão.
Deus criou o homem perfeito, sendo que este homem deveria adorar a um Deus também perfeito, o seu Criador. O homem, porém, preferiu criar seus próprios deuses, afundando-se no politeísmo ou na idolatria. Tendo sido criado à imagem e semelhança de Deus, o homem preferiu fazer seus deuses de acordo com sua própria imagem. Pela Bíblia, contudo, sabemos que só o SENHOR É DEUS! Foi o próprio Deus quem afirmou que - "... antes de mim deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá." - Isaías 43:11. É dele também esta declaração - "Eu sou o Senhor; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura." - Isaías 43:10. A respeito de Deus, afirmou Moisés - "... de eternidade a eternidade, tu és Deus." - Salmo 90:2. Sendo eterno, Deus não tem antes e nem depois. Portanto, a afirmação feita por Ele de que não houve nenhum deus antes e nenhum depois dele, significa dizer que - SÓ O SENHOR É DEUS! - CREIA NISTO!

"FALA-ME SUAVEMENTE, FALA COM MUITO AMOR" - Dr. Antonio Sebastião (Diretor da FATESA - Casa do Saber)



É o que diz um conhecido hino da Harpa Cristã. Todavia, nem sempre obedecemos quando o Senhor fala desta forma. Então, Ele necessita falar mais forte, com mais vigor e mais autoridade. ACONTECEU EM JERUSALÉM - Até o capítulo 6 de Atos dos Apóstolos, já passados cerca de três anos da ascensão de Jesus e de sua ordem imperativa do "Ide por todo mundo", do "ser-me-eis testemunhas ... até os confins da terra" não estava sendo cumprida. Todos permaneciam em Jerusalém! ENTÃO O SENHOR MUDOU O TOM DE SUA VOZ! Permitiu o "mover das águas"! O mar agitou-se, o céu escureceu, a tempestade caiu! Ele fala na altura, ou da forma que nossos ouvidos espirituais puderem ouvir. O SENHOR PERMITIU A MORTE DE ESTÊVÃO - "E fez-se, naquele dia, uma grande perseguição ... e todos foram dispersos ... exceto os apóstolos." - Atos 8:1. Só assim a ORDEM DE JESUS COMEÇOU A SER CUMPRIDA!

PARA A IGREJA E PARA TODOS OS OBREIROS DO BRASIL, PELA SUA MISERICÓRDIA, DEUS AINDA ESTÁ FALANDO "SUAVEMENTE", PORÉM, TAL COMO ACONTECEU EM JERUSALÉM, ELE PODE MUDAR O TOM DE SUA VOZ - OREMOS PELO BRASIL!

BENIGNIDADE - O QUE É? - Dr. Antonio Sebastião (Diretor da FATESA - Casa do Saber)

"Misericordioso e piedoso é o Senhor; longânimo e grande em benignidade." - Salmo 103:8.
Sendo que Deus é "grande em benignidade", seus filhos também devem ser. Você é filho de Deus? Mas, o que significa ser benigno? Já se disse que a benignidade pode ser exemplificada pela maneira como lidaríamos com uma caixa de copos de cristal de fina qualidade. Trata-se de algo muito caro, porém, muito frágil. É preciso delicadeza no trato! Delicadeza é um sinônimo de benignidade. Benignidade pode significar, ainda, doçura de temperamento, gentileza, ternura, complacência. O que tem prazer em fazer o bem, que é cortês, Uma pessoa benigna, é uma pessoa fina, educada, de bom caráter, porque a personalidade humana é como aquela "caixa de copos de cristal" - valiosa, frágil, devendo ser manejada com cuidado, com benignidade. Um homem rude, grosseiro, mal educado, agressivo, "casca grossa", não é um homem benigno - mas também não é um filho de Deus! VOCÊ FILHO DE DEUS?

"MAMOM" - um deus que cheira mal! - Dr. Antonio Sebastião (Diretor da FATESA - Casa do Saber)


"Ninguém pode servir a dois senhores...Não podeis servir a Deus e a Mamom." Foi o que disse Jesus - Mateus 6:24. O termo "mamom" é de origem aramaica, tendo sido traduzido para o português como "riquezas". É, pois, sinônimo de dinheiro. O filósofo inglês, Francis Bacon, afirmou, com sabedoria, que: "O dinheiro é como o adubo: só serve quando espalhado." É certo que um monte de adubo cheira mal e não beneficia a terra na sua produção. Assim, dinheiro amontoado,sem poder ser usado, exala mal cheiro; mas, dinheiro aplicado em benefício próprio, em benefício do próximo, em benefício da obra de Deus, é como o adubo espalhado na terra para produção de alimentos. Uma bêncão! Aquele que amontoa dinheiro, torna-se servo dele e ninguém pode "servir a dois senhores. 
"E perguntou-lhe um certo príncipe, dizendo: Bom Mestre, que hei de fazer para herdar a vida eterna?" - Lucas 18:18. Ele era jovem, rico e príncipe. Ele possuía as três coisas que um homem gostaria de ter - juventude, riqueza e posição social. Mas, sentia que lhe faltava alguma coisa e ele não sabia o que era. Na verdade, faltava Deus em sua vida, faltava-lhe a salvação! AO HOMEM SEM DEUS, SEMPRE FALTARÁ UMA COISA! SEM A PRESENÇA DE DEUS EM SUA VIDA, NINGUÉM SERÁ PLENAMENTE FELIZ - PENSE NISTO!

A ONISCIÊNCIA DE DEUS - Dr. Antonio Sebastião (Diretor da FATESA - Casa do Saber)


"O homem que se põe à beira de um rio, vê apenas aquela parte do rio que passa; mas quem está no ar, em lugar muito alto, vê todo o seu curso, onde começa e como é seu leito. Semelhantemente, Deus, de uma vez só, vê o início, o decurso e o fim das ações; o que quer que pensemos, falemos ou façamos, Ele o vê em sua inteireza" - (Mantou). Deus é onisciente - Portanto - "Entrega o teu caminho ao Senhor..." e descanse, porque Ele sabe o que é melhor para os seus filhos - Salmo 37:5.

PREGUIÇA NÃO É COISA DE DEUS! - Dr. Antonio Sebastião (Diretor da FATESA - Casa do Saber)


"... Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também." - João 5:17.

Preguiça: pouca disposição para o trabalho; aversão ao trabalho. O trabalho foi instituído por Deus antes do homem pecar - "E tomou Deus o homem e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e guardar" - Gênesis 2:15. Deus não criou o homem para viver em ociosidade: também nada criou inútil, sem funções! Assim, um homem normal não pode viver em ociosidade, porque preguiça não é coisa de Deus. PENSE NISSO!