terça-feira, 16 de dezembro de 2014

O azeite como símbolo do Espírito Santo - Dr. Antonio Sebastião (Diretor da FATESA -Casa do Saber)


O azeite aplicado na mão "E o restante do azeite que está na sua mão, o sacerdote porá... sobre o dedo polegar da sua mão direita..." - Levítico 14:17. Na Bíblia, mão é símbolo de trabalho. As mãos precisam ser ungidas para fazer a obra de Deus, para ser um agente abençoador - "... e porão as mãos sobre os enfermos e os curarão" - Marcos 16:18. Mãos ungidas não deixam o "arado" - "E Jesus lhe observou: ninguém que lança mão do arado e olha para trás é apto para reino de Deus" - Lucas 9:62. É, pois, o Espírito Santo quem capacita homens para realizarem uma obra aceitável pelo Senhor e que os fortalece para permanecerem firmes com as mãos no "arado", conforme diz o hino 394, da Harpa Cristã - "Quem sua mão ao arado já pôs, constante precisa ser." 

O azeite aplicado no pé - "E o restante do azeite que está na mão do sacerdote porá sobre... o dedo polegar do seu pé direito" - Levítico 14:17. Na Bíblia, pé, fala de andar com Deus. O homem natural não pode andar com Deus, pois não há acordo entre eles - "Andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?" - Amós 3:3. Para andar com Deus é necessário ter os pés ungidos. Assim, é o Espírito Santo quem capacita o homem a andar com Deus. Pés ungidos são pés bem-aventurados - "Quão suaves são sobre os montes os pés dos que anunciam as boas novas" - Isaías 52:7. Você tem pés ungidos? Se tem,  tome para você a palavra dita por Deus a Abraão - "... anda em minha presença e sê perfeito" - Gênesis 17:1.

O azeite no rosto -"... Ele faz reluzir o seu rosto com o azeite..." Salmo 104:15. O rosto de um homem de Deus, de um homem preparado pelo Espírito Santo para fazer a obra do Senhor, precisa refletir a glória de Deus - "Mas todos nós com cara descoberta, refletindo como um espelho a glória do Senhor..." - II Coríntios 3:18. Isto porque aqueles que não conhecem ou não leem a Bíblia precisam ver a glória de Deus refletida no rosto do pregador. Você, como pregador, está refletindo a glória de Deus?

O azeite aplicado na orelha - "E o restante do azeite que está em sua mão o sacerdote porá sobre a ponta da orelha direita daquele que tem de purificar-se..." Levítico 14:17. A orelha fala do sentido da audição. O "azeite" aplicado na orelha capacita o homem a ouvir a voz de Deus - "Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas..." - Apocalipse 2:17 Ouvido todo ser humano tem, mas, só o homem de Deus tem ouvido ungido e é esta unção que o torna apto para ouvir a voz de Deus quando ele fala, diretamente ou através de Sua Palavra. Esta é a razão pela qual nós podemos entender a Bíblia quando a lemos e, principalmente, quando a estudamos. Entenda isto!